COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Liderança municipalista de Onofre

Da Redação

| Edição de 01 de agosto de 2023 | Atualizado em 01 de agosto de 2023
Imagem descritiva da notícia Liderança municipalista de Onofre

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os deputados estaduais Tiago Amaral (PSD) e Pedro Paulo Bazana (PSD), que hoje representam Arapongas na Assembleia Legislativa do Paraná e junto ao governo de Ratinho Junior (PSD), reconhecem o que consideram grande liderança que exerce o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) em nível regional e estadual. Isso se dá em função do seu empenho em acertar no geral e nos detalhes nas ações administrativas em Arapongas, que segundo eles são referência estadual. Além de prefeito de Arapongas, Onofre (foto) é presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e tem ganhado destaque também como presidente em exercício da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), tendo discutido vários temas de interesse dos municípios.

Devolução de sobras 

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (PL), anunciou nesta terça-feira que fará no dia 21 de agosto a devolução de sobras do Legislativo para o Executivo. O montante ainda está sendo calculado, mas deverá ser próximo de R$ 2 milhões. Antes disso, Molina pretende fazer uma reunião com todos os vereadores para discutir a possibilidade de a Câmara encaminhar alguma sugestão ao prefeito Junior da Femac (PSD) sobre onde aplicar esse dinheiro. “Nós sabemos que a prerrogativa de sua aplicação é do prefeito, mas historicamente nós temos feito as devoluções e sugerido ao prefeito para que invista em determinada área”, comenta.

Importância de audiências

Os vereadores Luciano Molina (PL), presidente da Câmara, Lucas Leugi (PP), Tiago Lima (MDB) e Moisés Tavares (Cidadania) defendem a necessidade de o Legislativo promover audiências públicas com mais frequência para discutir grandes temas de interesse de Apucarana. Leugi lembra que a última audiência sobre segurança foi realizada em 2011 para discutir o Centro de Detenção Provisória (CDP). Na época ele ainda era estudante de Direito e defendia o CDP. Molina acrescenta que em 2019 houve audiências para discutir o pedágio e a reforma da Previdência. Em 2020 não houve nada por causa da pandemia e, neste ano, foi debatido o som alto em bares e lanchonetes. 

Processo arquivado

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira o arquivamento de processo disciplinar contra os deputados Renato Freitas (PT) e Ricardo Arruda (PL), que respondiam representação por quebra de decoro por troca de ofensas durante sessões da Casa. Os membros seguiram o voto do relator deputado Tercílio Turini (PSD), opinando pelo arquivamento. Na interpretação do Conselho, não houve quebra de decoro pelos parlamentares. Desde início da Legislatura, em fevereiro, Freitas e Arruda vêm trocando acusações, com discursos agressivos no plenário do Legislativo

Mais um curso

O Colégio Estadual Luiz Izidoro Cerávolo, de Apucarana, está articulando a oferta de mais um curso. Nesta terça-feira, o diretor da escola, Diego Fávaro, participou da reunião da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia) para pedir apoio à instalação do curso de Técnico em Farmácia. Com 2 mil alunos, o Cerávolo já é referência regional em ensino técnico e quer fortalecer esse perfil. A Acia, que vem atuando junto com colégio em outras conquistas – caso do curso de vestuário, que foi implantado com apoio do secretário estadual da Saúde Beto Preto – já garantiu formalizar um termo de convênio com o colégio para atuar também nesse projeto.