A Câmara de Apucarana realizou ontem a entrega de três notebooks à Polícia Penal, em regime de comodato. A iniciativa tem como objetivo apoiar o trabalho administrativo e operacional da corporação, especialmente na modernização dos processos internos e no reforço da infraestrutura tecnológica da unidade.
Participaram da entrega os vereadores Guilherme Livoti (União), Odarlone Orente (PT) e Adan Lenharo (DC), e a vereadora Eliana Rocha (Solidariedade). De acordo com o presidente da Câmara, vereador Danylo Acioli (MDB), este será um empréstimo de um ano, com possibilidade de renovação após este período. “Ficamos felizes em poder contribuir. Todos os vereadores estão unidos nesse propósito. A Polícia Penal pode contar sempre com a Câmara. Esses equipamentos certamente contribuirão de forma significativa para as atividades e modernização da corporação”, afirmou.
Mudanças na Câmara
O julgamento marcado para amanhã, às 14 horas, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), pode provocar um reordenamento de forças na Câmara de Apucarana. Caso a decisão em primeira instância seja mantida, os vereadores Adan Lenharo (DC) e Luciano Facchiano (Agir) seriam substituídos por Lucas Leugi (PSD) e Pablo da Segurança (Cidadania). A nova composição pode favorecer o prefeito Rodolfo Mota (União Brasil), principalmente por conta da presença de Pablo da Segurança, que hoje faz parte da gestão municipal, ocupando o cargo de comandante da Guarda Civil Municipal (GCM). No Legislativo, ele reforçaria o time da situação.
Cidadão de Arapongas
O secretário de Estado da Saúde e deputado federal Beto Preto (PSD) recebe na próxima sexta-feira (05), no Buffet Recanto, às 19h30, o título de Cidadão Honorário de Arapongas. A honraria foi aprovada por unanimidade pela Câmara em fevereiro deste ano. A homenagem foi proposta pelo vereador Luisinho da Saúde (PSD) como forma de reconhecer a trajetória de Beto Preto na área da saúde pública, especialmente durante a pandemia da Covid-19, período em que o secretário coordenou a abertura de hospitais e a ampliação de leitos de UTI para atende os pacientes no Estado.
De olho no STF
Os olhos do Brasil estarão a partir de hoje voltados para Brasília, quando começa o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Em Apucarana, muitos correligionários do ex-presidente não devem tirar os olhos da televisão e dos sites de notícias. Afinal, Bolsonaro obteve mais de 70% dos votos válidos no segundo turno da eleição presidencial em 2022 na cidade e muitos apucaranenses participaram dos atos que contestaram os resultados das eleições, inclusive com mobilizações realizadas em frente ao 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec).
Mudanças no FPM
Quatro municípios do Paraná poderão ter ganho de coeficiente do Fundo de Participação de Municípios (FPM) a partir das novas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas na semana passada. As mudanças iriam atingir Francisco Beltrão (3.0 para 3.2), Marialva (1.8 para 2.0), Prudentópolis (2.0 para 2.2) e Siqueira Campos (1.2 para 1.4). Por outro lado, segundo estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) , teriam perda do coeficiente de FPM os municípios de Assaí (coeficiente 1.0 para 0,8), Bocaiúva do Sul (1.0 para 0,8) e Moreira Sales (0,8 para 0,6).