COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Procuradoria da Mulher em N. Itacolomi

Da Redação

| Edição de 06 de novembro de 2025 | Atualizado em 06 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Vereadores de Novo Itacolomi formalizou ontem a criação da Procuradoria da Mulher. Com participação da deputada Cloara Pinheiro (PSD), que coordena a Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa e atua em apoio ao legislativo municipal, a solenidade marcou a posse da vereadora Marli Munhos (União) como procuradora especial, tendo como adjunta a vereadora Thais Torres (MDB). Segundo Marli, a instalação é um marco no fortalecimento dos direitos da mulher no município. A Câmara de Novo Itacolomi, é válido ressaltar, está entre as de maior representatividade feminina na região. Das nove cadeiras, três são ocupadas por mulheres nesta legislatura, o que equivale a um terço do total. Além das vereadoras já citadas, a legislatura tem uma representante do PL, a vereadora Márcia Aparecida da Silva.

Decretos homologados

As cidades de Barbosa Ferraz, Jandaia do Sul, Quinta do Sol, Pitangueiras e Rolândia já tiveram seus decretos de situação de emergência homologados pelo Governo do Estado, o que permite que elas possam acessar recursos para mitigar os prejuízos com os temporais. Em Jandaia do Sul, um dos municípios mais castigados da região, com cinco mil pessoas afetadas, o prefeito Ditão Pupio (MDB) recebeu nesta semana, a presidente do Provopar Estadual, Patrícia Lima, que esteve na cidade justamente para discutir ações de apoio e entregar doações de roupas, alimentos e itens de higiene. “Essa ajuda chega em um momento muito importante para nossa população”, comentou Ditão.

Problema constante

Falando em temporais, os moradores do Residencial Interlagos estão de orelha em pé por conta da previsão de chuva pesada para esta sexta-feira. Ocorre que o bairro enfrenta um problema crônico de alagamentos. O problema inclusive foi denunciado na Câmara de Apucarana pelo vereador Tiago Cordeiro (PDT). O parlamentar recebeu uma série de videos dos moradores que enfrentam transtornos e cobrou mudanças. Ele destaca que o problema é antigo e se arrasta há anos. “Infelizmente, quando o loteamento foi criado, houve uma preocupação maior com o lucro da empresa privada responsável e não com o bem-estar e a segurança da população. Hoje, quem paga a conta é o povo”, diz.

Giva adota gabinete itinerante

O prefeito de Mauá da Serra, Givanildo Lopes, anunciou nesta semana que vai aderir ao gabinete itinerante, proposta que vem sendo realizada por outros prefeitos da região, que leva o prefeito e seu secretariado para bairros e distritos para ofertar serviços e também propiciar maior aproximação entre a administração e a comunidade. Segundo Giva, a primeira região da cidade a receber a iniciatica é a Vila Santa Maria. “Gestão é com o povo e para o povo. Vamos ouvir, anotar e resolver”, afirmou Giva. Outros prefeitos do Vale do Ivaí vem adotando com sucesso essa prática. O prefeito de Jardim Alegre, Moisés Santos (PSD) e o prefeito de São Pedro do Ivaí, Rildo Camargo (MDB), por exemplo, adotam o programa.

Prefeito Manga afastado

Popular nas redes sociais e em círculos políticos de direita, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) foi afastado do cargo por 180 dias mediante ordem judicial. O afastamento decorre da segunda fase da Operação Copia e Cola, deflagrada pela Polícia Federal ontem que investiga o prefeito e aliados por suspeita de desvios de recursos da Saúde. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito disse vai “verificar tudo o que aconteceu”. O vice-prefeito, Fernando Martins da Costa Neto, assumiu a administração “até que os fatos sejam esclarecidos”. Além do afastamento do prefeito, a justiça determinou sequestro e indisponibilidade de R$ 6,5 mi de bens dos investigados.