O prefeito de São Pedro do Ivaí, Rildo Camargo (PSD), está comemorando o reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) já no seu primeiro ano de gestão. O prefeito recebeu certificado na semana passada pelo Gabinete Itinerante, que é um projeto bastante pessoal de Rildo, pensado quando ele ainda era vereador. “Esse projeto tem transformado a forma de governar, garantindo que todos tenham acesso direto aos secretários, aos serviços municipais e à escuta da gestão”, comenta o prefeito, que vai emendar a comemoração com abertura, amanhã, da festa dos 70 anos do município. Serão três dias de shows gratuitos e atividades para população. No período, o prefeito deve receber autoridades e apresentar um balanço de sua gestão.
Horário noturno em xeque
Depois discutir o fechamento de escolas na semana passada, a gestão municipal de Apucarana está avaliando reduzir horário noturno de atendimento de saúde. Esse foi tema de reunião realizada na noite de anteontem com usuários e servidores na UBS Raul Castilho, no Núcleo João Paulo II. Questionado pela coluna, o secretário de Saúde, Guilherme de Paula, afirmou que, por enquanto, o encerramento é apenas uma possibilidade. Atualmente, três UBSs atendem em horário estendido, incluindo a do João Paulo. Duas unidades da zona norte que tinham horário noturno encerraram o serviço já no início da gestão do prefeito Rodolfo Mota (União).
Sessão de quarta
Excepcionalmente, a Câmara de Vereadores de Apucarana realiza hoje a sessão ordinária. A mudança de segunda para quarta-feira decorre do Dia do Servidor, comemorado ontem. A pauta da sessão traz quatro projetos de lei. Em segundo turno de votação, será apreciado projeto da vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), que estabelece a prioridade de atendimento para mulheres em situação de violência doméstica nos serviços municipais. Outros dois projetos em primeiro turno versam sobre alterações em leis municipais, um em relação ao Código de Obras e outro na legislação referente à Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa). Este último vem entrando e saindo da pauta há semanas.
Filiação de Lupion
O deputado Pedro Lupion (PP) vai se filiar hoje pela manhã ao Republicanos. A cerimônia de filiação acontece na sede do partido em Brasília com participação do presidente nacional do partido, deputado Marcos Pereira, além de nomes de peso da legenda como o presidente da Câmara, Hugo Mota e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Lupion vinha alinhando sua saída do Progressistas há alguns meses. Atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, ele deve assumir o controle do Republicanos no Paraná, atualmente sob o comando de Marcelo Almeida e focar na reeleição para 2026.
Parceria com a ONU
O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, assina amanhã, em Nova York, carta de parceria entre o Governo do Paraná e o ONU-Habitat, agência da Organização das Nações Unidas dedicada ao desenvolvimento urbano sustentável. A iniciativa marca o início da criação do Observatório de Cidades Inteligentes do Paraná, em parceria com as universidades estaduais.O projeto prevê uma unidade em cada universidade e um escritório central com professores, pesquisadores e gestores públicos para desenvolver soluções para os municípios. “Além de asfalto, queremos levar metodologia de gestão aos municípios”, diz o secretário, que iniciou agenda ontem em evento do Google em Washington.