COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Rildo destaca avanços em São Pedro

Da Redação

| Edição de 18 de dezembro de 2025 | Atualizado em 18 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Bom entrosamento com o Legislativo ao longo do ano. Esse é um dos pontos destacados pelo prefeito de São Pedro do Ivaí, Rildo Camargo (MDB), em balanço do seu primeiro ano de mandato. O gestor, que já passou pela Câmara, também tem por prática abrir espaço para seu vice, Elço Fabiano (PSDB), e secretários atuarem na administração. Em entrevista a uma emissora de rádio ontem, o prefeito mencionou que a Prefeitura tem R$ 64 milhões em obras e investimentos já garantidos para 2026, entre emendas e programas estaduais. Um dos projetos em destaque, segundo Rildo, é a pavimentação asfáltica no bairro Dois Palmitos, a maior obra da história do município em extensão, totalizando cerca de 9,6 quilômetros. O convênio está prestes a ser assinado.

Valorização em Jandaia

A Prefeitura de Jandaia do Sul efetuou nesta semana o pagamento do “abono natalino” do vale-alimentação dos mais de 700 servidores municipais. A ação é inédita no município e, segundo afirma o prefeito Ditão Pupio (MDB), representa um reconhecimento ao trabalho e à dedicação do funcionalismo. “Este ano reorganizamos a prefeitura e conseguimos aprovação para o pagamento deste abono natalino. Nunca se viu isso aqui; representa muito para quem ajuda a tocar o município. Só conseguimos esse resultado porque fazemos uma gestão eficiente, com responsabilidade e compromisso,” disse o gestor.

Pessuti passa por angioplastia

O ex-governador Orlando Pessuti (MDB) está de repouso. Ele passou por uma cirurgia de angioplastia anteontem. O procedimento realizado para desobstrução de artérias coronárias do coração, previne infartos. Segundo consta, o emedebista precisou colocar quatro stents (pequeno tubo expansível) no coração. Pessuti, entretanto, se recupera bem e chegou a gravar uma mensagem numa rede social diretamente do quarto do Hospital Cardiológico Costantini, referência neste tipo de cirurgia. O ex-governador disse que se recupera a contento e que espera ter alta já nesta sexta-feira. Muito querido no Vale do Ivaí, Pessutão, como é chamado, recebeu muitas manifestações pela sua recuperação.

Saúde e asfalto

Ontem, durante solenidade de entrega de ambulâncias e veículos para a saúde, o prefeito Rodolfo Mota (União) apresentou números do primeiro ano de gestão no setor. O município fechará o ano com mais de 90 mil consultas e quase 800 mil exames realizados, zerando filas em diversas especialidades. A saúde, como se sabe, é um tema sensível desde a campanha e onde muitas dificuldades foram encontradas no início do mandato. Mota anunciou também avanços na infraestrutura. O prefeito confirmou que protocolou anteontem a terceira etapa de um projeto de pavimentação junto ao Governo do Estado. “São mais R$ 15 milhões em asfalto novo a fundo perdido. Nosso compromisso é que, em 2026, Apucarana seja 100% asfalto e 100% LED”.

Recesso de fim de ano

Com a chegada da reta final de 2025, diversos serviços públicos terão horários especiais nas duas últimas semanas do ano. O Governo do Paraná decretou ontem recesso entre hoje e o dia 5 de janeiro. Os serviços essenciais, como saúde e segurança pública, como de praxe, não serão afetados, mas as repartições administrativas param hoje e só voltam no ano que vem. Nas prefeituras, o expediente ainda deve seguir até o início da próxima semana, mas muitos municípios adotam um “super-recesso” entre Natal e Ano Novo, visando inclusive à economia de insumos no período. Em cidades menores, as férias coletivas são tradição.