COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Sabáudia estuda aproveitamento do lixo

Da Redação

| Edição de 05 de agosto de 2022 | Atualizado em 05 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Sabáudia estuda aproveitamento do lixo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O município de Sabáudia, através do prefeito Moises Soares Ribeiro (PP), assinou nesta sexta-feira (foto) convênio com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) que visa a realização de um estudo sobre a separação de resíduo sólido residencial, que será aplicado em duas ruas da cidade, com vigência até dezembro de 2023. O estudo irá fundamentar uma tese de doutorado de um acadêmico. O estudo pretende desenvolver um padrão de separação para reaproveitamento da fração orgânica-biológica em processos de compostagem e biodigestão e verificar a aplicabilidade de instalação de uma unidade de biodigestão regional ou municipal na região de Sabáudia. Acompanharam a assinatura alguns assessores municipais e o doutorando André Razente.

Bancada feminina 

Deputados votam na sessão desta segunda-feira (8) a redação final do projeto de resolução 5/2022, que cria a Bancada Feminina na Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo da proposta é garantir a participação das mulheres na composição da Mesa Diretora da Assembleia, além de criar uma bancada composta por todas as parlamentares do Legislativo. A justificativa da proposta lembra que a única regra da eleição para a composição da Mesa é a proporcionalidade partidária. Portanto, a aprovação da iniciativa visa garantir na composição da Mesa a representatividade feminina e a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares.

Vedações no rádio e na TV

A partir deste sábado (6), emissoras de rádio e de televisão estão proibidas de fazer proselitismo político, não podendo dispensar tratamento privilegiado a qualquer candidato ou partido. As emissoras de rádio e tv também não poderão transmitir, mesmo que sob a forma de material jornalístico, entrevistas sobre intenção de voto que permitam a identificação dos eleitores. E também não poderão divulgar nomes de programas associados a candidaturas ou mesmo atrações com “alusão ou crítica ao candidato, partido político, federação ou coligação, exceto programas jornalísticos ou debates políticos”. Cabe ao Ministério Publico oferecer denúncia no Judiciário,

Rosane ao Senado

O Partido Verde (PV) confirmou a candidatura de Rosane Ferreira ao Senado pelo Paraná. Ela é o nome da federação formada entre a sigla, o PT e o PC do B. Enfermeira, Rosane Ferreira foi vereadora de Araucária pelo PV, mas renunciou ao cargo no ano passado. Ela também foi deputada estadual pelo Paraná entre 2007 e 2010, além de deputada federal pelo estado entre 2011 e 2014. Rosane é especialista em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na convenção, realizada em 23 de julho, a federação lançou Roberto Requião (PT) para concorrer ao governo estadual.

Ciro terá mulher como vice

O PDT anunciou nesta sexta-feira a vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos, como candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes nas eleições deste ano. O anúncio aconteceu no último dia previsto para a definição das chapas. Ana Paula foi apresentada oficialmente em uma entrevista coletiva na sede do PDT, em Brasília. A candidata a vice fez um discurso no qual ressaltou o seu currículo – é advogada e administradora – e disse que, ao lado de Ciro, vai trabalhar pela defesa do desenvolvimento econômico e social. Ciro destacou que o partido escolheu “uma mulher negra, de origem humilde, que fez da sua luta contra todos os estigmas e discriminações um ato de vitórias sucessivas”.