Repercutiram nacionalmente críticas que o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) fez à reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao tarifaço norte-americano. Durante um painel realizado pela corretora XP Investimentos no último sábado, Ratinho Jr afirmou que o Brasil se ‘vitimiza demais’. “O Trump fez isso com a China, o Japão, as Filipinas, o México, o Canadá… Os outros países mandaram o chanceler, mandaram os seus representantes, para discutir. Aqui nós fazemos vídeo na internet para brincar sobre esse assunto, como o presidente fez há alguns dias”, disse, acrescentado que o que Brasil mais precisa neste momento é de inteligência, atitude e diálogo com o mundo. As críticas de Ratinho foram compartilhadas pelos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), também presentes no evento.
Odarlone, Arilson e Lula
O vereador recém-empossado Odarlone Orente (PT) participou ontem da sua primeira sessão na Câmara de Apucarana de forma online. Ocorre que o médico tinha agenda ontem em Curitiba, onde participava da reunião do Conselho Estadual das Cidades. Segundo o vereador, o compromisso na capital estava previamente agendado. “Tratamos de assuntos e demandas essenciais para o desenvolvimento da nossa cidade”, comentou o vereador. Odarlone, inclusive, tem outros compromissos pré-agendados fora de Apucarana. Na semana que vem, ele deve acompanhar o deputado Arilson Chiorato,reeleito presidente do PT Paraná, em uma agenda com o presidente Lula em Brasília.
Promessa do MDB
Em Apucarana ontem para compromissos junto ao Sindicato Rural, o deputado federal Sergio Souza (MDB), foi recebido também na Câmara de Apucarana. Eleito neste final de semana como presidente estadual do partido e questionado a respeito do que esperar da sigla para as próximas eleições, o deputado adiantou que a sigla tem planos para o presidente da Câmara de Apucarana. “Danylo é uma revelação na política paranaense. É um político de compromisso, que entende a necessidade da sociedade, que tem feito uma gestão diferenciada à frente da Câmara dos Vereadores. É a nossa promessa para o futuro do MDB em Apucarana”, comentou o deputado.
Frota renovada
Estão começando a sair os convênios entre Governo do Estado e prefeituras para aquisição de maquinários para manutenção de estradas rurais, itens de grande necessidade para a maioria dos municípios do Vale do Ivaí, que têm extensa quilometragem rural. O prefeito de Novo Itacolomi, Pedro Magon (PSD), por exemplo, acaba de formalizar convênio que garantiu R$ 3,7 milhões que, somados à contrapartida municipal, vão possibilitar a compra de cinco equipamentos de grande porte, entre caminhões e retroescavadeira. Outro prefeito da região, Maurício Bueno (PSDB), de Cruzmaltina, também já anunciou a formalização de convênio com a mesma finalidade.
Turismo na Amuvi
Não é de hoje que a Amuvi - Associação dos Municípios do Vale do Ivaí vem discutindo o fomento ao turismo. Agora, além da Amuvitur - braço da associação para a área, os prefeitos discutem a criação de uma Câmara Técnica de Turismo. Além de fortalecer o setor, a ideia é apostar em ações integradas e estratégias regionais em projetos conjuntos valorizando a identidade cultural na região. Alguns municípios, inclusive, já vêm atuando nesse sentido e elaborando circuitos regionais. O mais recente, a Rota dos Destilados, por exemplo, com visitação em Jandaia do Sul, São João do Ivaí e Borrazópolis, chamou atenção em nível estadual e revelou atrações pouco conhecidas até mesmo na região.