COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Terra para quem produz, em Faxinal

Da Redação

| Edição de 17 de junho de 2022 | Atualizado em 17 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Terra para quem produz, em Faxinal

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Terra para quem produz, em Faxinal

Dentro do processo de regularização das terras de assentados, que vem sendo realizado pelo Incra na região, 17 agricultores do assentamento Três Barras, de Faxinal, receberam nesta sexta-feira o Contrato de Concessão de Uso (CCU) da terra onde vivem. A entrega aconteceu no Plenário da Câmara Municipal com participação (foto) de representantes do órgão federal, do prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, e do deputado federal Sergio Souza (MDB), além de várias lideranças e autoridades locais. No evento, o prefeito Gallo, que tem origens no campo, reforçou a importância da regularização das áreas e o papel do produtor rural na economia. Nesta sexta-feira, o Incra também entregou documentação no Assentamento 8 de Abril, em Jardim Alegre, um dos maiores da região.

Nova iluminação 

Teve início nesta semana uma nova etapa do projeto de modernização do sistema de iluminação pública de Apucarana. Após a conclusão dos serviços no Núcleo Habitacional Adriano Correia, os trabalhos da empreiteira contratada pela Prefeitura de Apucarana estão começando no Núcleo Habitacional João Paulo I. O primeiro trecho que ganhou luminárias com tecnologia LED foi a Rua Iguaçu. “A mudança para melhor será muito significativa para os moradores do João Paulo, um dos bairros mais populosos da cidade, que reivindicavam há anos uma iluminação de melhor qualidade”, avalia o prefeito Junior da Femac (PSD). 

Sessão da Câmara

Sete matérias estão na ordem do dia da sessão ordinária da Câmara de Apucarana, que acontece nesta segunda-feira, a partir das 16 horas. São um substitutivo a projeto de lei de responsabilidade da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, um projeto de lei do vereador Luciano Molina (PL), um projeto de lei do vereador Rodrigo Liévore Recife (União Brasil) e quatro requerimentos assinados pelos vereadores Lucas Leugi (PP), Tiago Cordeiro de Lima (MDB), Moisés Tavares (Cidadania) e Franciley Preto Godói Poim (PSD), presidente do Legislativo. Aliás, Poim pede ao prefeito Junior da Femac a possibilidade de implantação do projeto Armazém da Família, visando atender às necessidades das famílias de baixa renda com produtos da cesta básica a preços bem acessíveis.

Décimo terceiro

Prefeitos do Vale do Ivaí estão antecipando a primeira parcela do 13º salário do funcionalismo municipal. Nesta quarta-feira, quem liberou metade do benefício trabalhista foi o prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan (Cidadania). Segundo ele, a administração municipal vem mantendo sob controle as contas públicas e, com isso, está sendo possível cumprir com todos os seus compromissos, em especial, com os servidores. Em Godoy Moreira, o prefeito Primis de Oliveira (PSD) liberou o 13º salário do funcionalismo no dia 10 de junho. Ele observa que o 13º  é um direito do funcionalismo, porém a antecipação de metade do benefício neste mês de junho significa planejamento e responsabilidade da administração municipal para com o quadro de pessoal.

Lista de investimentos

O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho (PSD), gravou um vídeo, ao lado do vice-prefeito Valmir Peres (PTB), em que lista várias obras que estão sendo executadas no município, além de outras ações. Ele cita a pavimentação de ruas e estradas rurais com pedras irregulares, construção de uma nova escola municipal na cidade e aquisição de equipamentos e veículos para o setor de saúde. Segundo ele, os investimentos do momento somam em torno de R$ 5 milhões. “Nós dissemos no começo deste ano que 2022 seria um ano de vitórias e isso vem se concretizando”, afirma o prefeito, destacando que a administração municipal tem trabalhado muito para melhorar a vida dos marilandenses.