COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

TRE-PR e as cotas de gênero

Da Redação

| Edição de 23 de julho de 2024 | Atualizado em 23 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia TRE-PR e as cotas de gênero

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai lançar na próxima terça-feira (30) o Protocolo de Prevenção à Fraude à Cota de Gênero para as Eleições Municipais de 2024. O evento será no auditório do Tribunal, no Prado Velho. Além disso, acontecerá a assinatura do pacto pela realização de eleições pacíficas no âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná. De acordo com o presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson (Foto), são “iniciativas precursoras do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e que visam o fortalecimento da representatividade ativa das mulheres na política, a prevenção das fraudes à cota de gênero e o combate à desinformação e à propagação de discursos de ódio”. Partidos serão convidados a aderir ao protocolo, tendo encontros com os juízos e promotorias eleitorais, para acompanhamento da aplicação das cotas. 

Convenções em Faxinal

A similaridade de datas de convenções municipais registrada em vários municípios da região se repete também em Faxinal. No próximo dia 3, o PSD do prefeito Ylson Álvaro Cantagallo deve confirmar o nome do empresário Hermes Santa Rosa como candidato a prefeito. A convenção será realizada de forma conjunta com o Republicanos, que indicou o vice Rubens Kaplun, e o MDB. Na mesma data, o PL deve confirmar o ex-prefeito Adilson Silva Lino na corrida à prefeitura. Lino compôs aliança com União Brasil, Progressistas, PSDB e Cidadania. Uma das siglas deve indicar seu vice. Também estão na disputa o contador Gilberto Taborda (Solidariedade) e Professor Flávio Bernal (PDT).

Votação de mesários

Mesários e mesárias convocados pela Justiça Eleitoral para trabalhar no dia das eleições e aqueles que vão dar apoio logístico em lugar diferente do seu local de votação podem apresentar até dia 30 de agosto pedido de transferência temporária de seção eleitoral, desde que dentro do mesmo município. Mas a transferência temporária será apenas para a seção em que vão atuar no dia do pleito. Já agentes penitenciários, policiais penais e servidores de estabelecimentos penais que estiverem em serviço na data do pleito poderão pedir transferência para a seção eleitoral do local em que estiverem trabalhando, se esta tiver sido instalada.

 Perfil do eleitorado

Para o eleitor qual a importância do perfil do eleitorado de um município? Nenhuma, mas para os candidatos a cargos eletivos, seja no caso de prefeitos ou vereadores, os números podem fazer toda a diferença. Com os perfis em mãos, as campanhas vão se debruçar nas planilhas para ajustar linguagem, mídias e conseguir atingir o alvo do modo mais certeiro possível. Já os candidatos vão analisar para quem eles precisam apresentar soluções. Para quem disputa vagas de vereador as contas incluem ainda o tão falado - e temido - coeficiente eleitoral, que tira muita gente boa de voto da Câmara. A matemática eleitoral, como se sabe, não é tão simples quanto parece.   

Chapas em Cândido de Abreu

Em Cândido de Abreu, a disputa pela Prefeitura deve repetir os candidatos de 2020. O atual prefeito, Renan Romanichen (PSD), deve ter candidatura a reeleição confirmada neste domingo, em convenção do seu partido e das siglas de apoio, o Republicanos do vice 

Newton Rodrigo Kudrek (Republicanos), além do MDB e União Brasil. O prefeito tem sete vereadores em sua base de apoio e o grupo deve contar com 40 candidatos a vereador. Ao que tudo indica, apenas mais uma chapa vai para disputa, esta encabeçada pela professora Heloísa Ivaszek Jensen (PL). Ex-prefeita de Nova Tebas por dois mandatos, ela também disputou o cargo em 2020 e deve contar com apoio do PP, Solidariedade e PDT.