ECONOMIA

min de leitura

Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão

(via Agência Brasil)

| Edição de 12 de dezembro de 2025 | Atualizado em 12 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu um passo significativo ao aprovar, na última quinta-feira (11), o edital para a venda assistida do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão. Este documento, que estabelece as diretrizes para a repactuação do contrato de concessão do principal terminal aeroportuário do Rio, está programado para ser publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira, dia 15.

O processo de venda assistida tem como um de seus pilares a execução de um leilão competitivo simplificado, com um lance inicial de R$ 932 milhões. Este leilão está marcado para o dia 30 de março de 2026, no auditório da B3, em São Paulo.

A solução, que recebeu o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), inclui melhorias regulatórias e busca garantir a sustentabilidade da concessão até o término do contrato, assegurando a continuidade dos serviços operacionais e preservando os investimentos já realizados.

Silvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos, ressaltou o aumento no número de passageiros no aeroporto.

“Nós saímos, em pouco menos de dois anos, de 4,8 milhões de passageiros no ano de 2023, e este ano vamos passar de 18 milhões”.

Além disso, está prevista a cobrança de uma contribuição variável de 20% sobre o faturamento bruto da concessionária até 2039. Também está estipulada a saída da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) da administração do aeroporto até março de 2026.



Com informações da Agência Brasil