ECONOMIA

min de leitura

Indicado pelo Brasil, Ilan Goldfajn é eleito presidente do BID

Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil* (via Agência Brasil)

| Edição de 20 de novembro de 2022 | Atualizado em 23 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Indicado pelo Brasil, Ilan Goldfajn é eleito presidente do BID

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Indicado pelo governo brasileiro, Ilan Goldfajn foi eleito hoje (20) presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores. Goldfajn vai substituir o norte-americano Mauricio Claver-Carone.

O presidente do BID, que conta com 48 países membros, é eleito para um mandato de cinco anos. Além do Brasil, outros quatro países – Argentina, Trinidad e Tobago, México e Chile – tinham  indicado candidatos para a presidência do banco.

Notícias relacionadas:

Ex-diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Ilan Goldfajn comandou o Banco Central do Brasil entre 2016 e 2019. Entre 2000 e 2003, foi diretor de Política Econômica da mesma instituição.

A eleição no BID ocorre após a saída do norte-americano Mauricio Clavier-Carone. Indicado para presidir a instituição pelo ex-presidente Donald Trump. Ele foi destituído em assembleia, no dia 26 de setembro, sob a acusação de relações íntimas com uma funcionária e de retaliar funcionários que denunciaram a relação. O banco está sob comando temporário da hondurenha Reina Irene Mejía, vice-presidente do organismo.

*Com informações da Reuters