ECONOMIA

min de leitura

Prévia da inflação oficial fica em 0,06% em julho, diz IBGE

(via Agência Brasil)

| Edição de 28 de julho de 2026 | Atualizado em 28 de julho de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou um aumento de 0,06% em julho deste ano.

Essa taxa foi inferior à do mês anterior, que foi de 0,41%, e também menor do que a de julho de 2025, que ficou em 0,33%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou esses dados nesta terça-feira (28).

Com esse resultado, o IPCA-15 acumula uma inflação de 3,51% no ano e 4,52% nos últimos 12 meses.

Habitação impulsiona inflação

O grupo de despesas com habitação foi o principal responsável pela inflação na prévia de julho deste ano, apresentando uma alta de 0,97% no período. Esse aumento foi impulsionado principalmente pelos reajustes de 3,03% na energia elétrica residencial e de 0,26% na tarifa de água e esgoto.

Deflação nos alimentos

Por outro lado, o grupo de despesas com alimentação apresentou uma deflação de 0,66%, contribuindo para a redução do IPCA-15 de junho para julho deste ano.

Os preços dos alimentos para consumo em casa, conhecidos como alimentação no domicílio, caíram 1,14% na prévia de julho. Essa queda foi puxada por produtos como o tomate, que teve uma redução de 19,95%, a batata-inglesa, com queda de 10,03%, e o café moído, que ficou 3,13% mais barato. No entanto, comer fora de casa ficou 0,55% mais caro no período.

Outros grupos de despesas

Entre os demais grupos de despesa analisados pelo IPCA-15, quatro apresentaram inflação: artigos de residência (0,19%), transportes (0,11%), saúde e cuidados pessoais (0,28%) e despesas pessoais (0,08%). Já os grupos de vestuário (-0,33%), educação (-0,04%) e comunicação (-0,02%) registraram deflação.

Os preços para o cálculo do IPCA-15 de julho deste ano foram coletados entre 17 de junho e 15 de julho.

?

Com informações da Agência Brasil