ECONOMIA

min de leitura

Vendas do comércio eletrônico na Black Friday crescem 60%

Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 08 de dezembro de 2022 | Atualizado em 08 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Vendas do comércio eletrônico na Black Friday crescem 60%

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A receita das vendas realizadas pelo comércio eletrônico no fim de semana da

Black Friday

, de 25 a 27 de novembro, aumentou 60% em comparação ao mesmo período de 2021. Os dados, divulgados hoje (8), em São Paulo, são da empresa de inteligência analítica Boa Vista, medidos pelo sistema antifraude Konduto. 

Em contrapartida ao crescimento da receita, o número de pedidos online caiu 25% na comparação com a edição de 2021. Segundo a Boa Vista, os dados apontam que os consumidores optaram por adquirir menos produtos, mas de maior valor.

Notícias relacionadas:

Acompanhando a redução do número de pedidos de compra

online

, as tentativas de fraudes nesta

Black Friday

também recuaram (-26%) em comparação com 2021. Mesmo assim, a empresa registrou tentativas de fraude que poderiam gerar prejuízo de R$ 71,5 milhões.

Celular

Os dados mostram, ainda, que as compras via celular têm aumentado ano a ano no país. Em 2020, as compras via mobile passaram de 50% do número total de aquisições online. Em 2022, esse número chegou a 74%. E as fraudes também acompanharam: 72% das tentativas de golpe foram originadas desses dispositivos.

Na análise por região, o Sudeste se destacou, registrando 62% das vendas e 59% das tentativas de fraude em todo o Brasil.