ECONOMIA

min de leitura

Way Concessões vence leilão da Rota Sertaneja

(via Agência Brasil)

| Edição de 06 de novembro de 2025 | Atualizado em 06 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Way Concessões saiu vitoriosa no leilão da Rota Sertaneja, realizado nesta quarta-feira (6) na B3, em São Paulo, ao oferecer um desconto de 24,80% sobre a tarifa básica de pedágio.

O evento, conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes, abrange as rodovias BR-153 e BR-262, ligando 21 municípios em Goiás e Minas Gerais. O ministro dos Transportes, Renan Filho, participou virtualmente do certame.

O leilão foi dividido em duas etapas. Na primeira, quatro empresas apresentaram propostas em envelopes fechados, abertos apenas durante o evento. O Consórcio Caminhos do Cerrado, que ofereceu um desconto de 14%, foi desclassificado da fase de lances em viva-voz.

Etapa Final e Resultado

Na segunda fase, três empresas participaram da etapa de viva-voz: o Consórcio Rota do Cerrado, com 20,36% de desconto; a Way Concessões, com 24,80%; e a Vinci Highways do Brasil, com 20,11%. Sem novas propostas, a Way Concessões foi declarada vencedora.

O ministro brincou sobre a improvisação de um martelo para simbolizar o encerramento do leilão, celebrando o resultado à distância.

Investimentos e Impactos

“São R$ 10 bilhões de investimentos”, destacou o ministro, em uma parada no Tocantins a caminho da COP30, em Belém. A batida de martelo simboliza o fechamento de grandes projetos na Bolsa de Valores.

A ANTT prevê mais de R$ 10 bilhões em investimentos ao longo dos 30 anos de concessão. Os trechos incluem a BR-153/GO, de Hidrolândia a Itumbiara, na divisa com Minas Gerais; BR-153/MG, de Araporã a Fronteira, na divisa com São Paulo; e a BR-262/MG, de Uberaba a Comendador Gomes.

Obras e Empregos

A concessionária será responsável pela duplicação das vias, instalação de contornos, passarelas, faixas adicionais, pontos de ônibus e passagens de fauna. O ministério estima a criação de mais de 80 mil empregos diretos e indiretos durante a concessão.



Com informações da Agência Brasil