ESPORTES

min de leitura

Argentina vence Chile e vira líder do Grupo A na Copa América Feminina

(via Agência Brasil)

| Edição de 19 de julho de 2025 | Atualizado em 19 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Grupo A da Copa América Feminina, que ocorre no Equador, tem uma nova equipe na liderança. Na sexta-feira (18), a Argentina superou o Chile por 2 a 1, de virada, no Estádio Banco Guayaquil, em Quito.

Com essa vitória, as argentinas mantêm 100% de aproveitamento, somando duas vitórias em dois jogos. Com seis pontos, a Albiceleste, como é conhecida a seleção argentina, assumiu a liderança do grupo, ultrapassando o Equador, que tem quatro pontos e não jogou nesta rodada. A seleção chilena, conhecida como La Roja, permanece com três pontos, ocupando a quarta posição. Os dois primeiros colocados avançam para as semifinais.

Na equipe argentina, duas jogadoras que atuam no Campeonato Brasileiro Feminino, transmitido pela TV Brasil, participaram da partida. Yamila Rodríguez, do Grêmio, artilheira da última Copa América, começou como titular e foi substituída aos 11 minutos do segundo tempo. Paulina Gramaglia, do Red Bull Bragantino, entrou aos 27 minutos e contribuiu para o gol de empate das argentinas.

As jogadoras chilenas entraram em campo com uma faixa preta no braço, em homenagem à ex-jogadora Catalina Díaz, que faleceu de câncer na terça-feira (15). Díaz, que tinha 44 anos, jogou pela seleção chilena entre 2003 e 2010, atuando ao lado de Karen Araya, que está no elenco atual da La Roja. Ela foi vice-campeã da Libertadores de 2009 pelo Everton, do Chile, perdendo a final para o Santos de Marta e Cristiane.

O Chile abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo. Após um erro de Sofia Domínguez e Betina Soriano no meio-campo, a bola sobrou para Vaitiare Pardo. A jovem de 17 anos avançou em direção ao gol, entrou na área pela esquerda e finalizou sem chances para Solana Pereyra. Foi a única finalização das chilenas no primeiro tempo, enquanto a Argentina teve dez tentativas, mas acertou apenas uma no alvo defendido por Antonia Canales.

No segundo tempo, o Chile voltou com mais presença ofensiva, mas as argentinas foram mais eficazes. Aos 29 minutos, Paulina, que havia acabado de entrar, cruzou pela direita e Daiana Falfán, de cabeça, empatou a partida. A virada veio aos 45 minutos, quando Milagros Martín cobrou falta na área e a capitã Aldana Cometti cabeceou para o gol. Nos acréscimos, Yenny Acuña, do Chile, foi expulsa após uma falta dura em Florencia Bonsegundo.

As equipes voltam a campo na segunda-feira (21), novamente no Banco Guayaquil. Às 18h (horário de Brasília), a Argentina enfrenta o Peru. Mais tarde, às 21h, o Chile joga contra o Equador.

No sábado (19), acontecem os jogos da terceira rodada do Grupo B. O Brasil, líder com seis pontos, não joga. As partidas serão no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito. No primeiro jogo, a Venezuela enfrenta a Bolívia às 18h. Em seguida, às 21h, a Colômbia joga contra o Paraguai.

A seleção brasileira volta a campo na terça-feira (22), às 21h, contra o Paraguai. O jogo será transmitido ao vivo pela TV Brasil.



Com informações da Agência Brasil