A Federação Paulista de Futebol e representantes dos clubes definiram nesta quinta-feira o formato e o regulamento do Paulistão 2016, que será disputado entre os dias 31 de janeiro e 8 de maio.
O campeonato será organizado com quatro grupos de cinco clubes onde cada time jogará em turno único com as demais equipes dos outros grupos, e classificam-se para as quartas de final os dois melhores colocados de cada grupo.
As quartas de final e semifinal serão disputados em jogo único, e o mando das partidas será dos clubes com melhor campanha na somatória da competição. O campeão será definido em jogos de ida e volta.
Uma novidade estará no banco de reservas. A partir de 2016, os times poderão contar com até 12 jogadores entre os suplentes no campo de jogo, a exemplo do que já ocorre em competições da Fifa e da CBF. Está mantido o limite de inscrição de 28 atletas por clube.
O Paulistão irá premiar também a melhor equipe do interior. Excluindo o campeão e vice do torneio, o troféu "Campeão do Interior" será entregue ao clube do interior com a melhor campanha.
Para adequar o campeonato ao novo formato de 16 clubes a partir de 2017, seis clubes, e não quatro, serão rebaixados à Série A2. Ao mesmo tempo, dois clubes irão conquistar o acesso da Série A2 para a Série A1 de 2017, quando voltará o formato original de quatro acessos e quatro descensos.
Em 2016, serão rebaixados os seis times de pior campanha de todo o campeonato, independentemente dos grupos.
A reunião do Conselho Técnico da Série A1 do Paulista 2016 também decidiu que o Água Santa, de Diadema, tem até a presente data para apresentar documentos que garantam sua participação no campeonato. A agremiação não atendeu a tempo aos requisitos exigidos em regulamento para a inclusão de seus estádios.
Os grupos - GRUPO A – Santos, Botafogo, São Bento, Linense e Oeste.
GRUPO B – Palmeiras, Ponte Preta, Ituano, São Bernardo e Novorizontino.
GRUPO C - São Paulo, XV de Piracicaba, Audax, Capivariano e Ferroviária.
GRUPO D – Corinthians, Red Bull, Mogi Mirim, Rio Claro e Quarto time do acesso.