ESPORTES

min de leitura - #

Garoto nascido em Apucarana é campeão na base do Grêmio

Fernando Klein

| Edição de 01 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 01 de fevereiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Garoto nascido em Apucarana é campeão na base do Grêmio

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nascido em Apucarana, mas morador de Califórnia, o atacante Mateus Aparecido da Silva, de 14 anos, é a mais nova aposta da base do Grêmio, de Porto Alegre (RS). Com quatro gols marcados, o camisa 9 foi um dos destaques do título do tricolor gaúcho no 42º Efipan (Encontro de Futebol Infantil Pan-americano), disputado em janeiro na cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul. No clube gaúcho, o garoto é conhecido como “Mateus Apucarana”.

A competição, uma das mais tradicionais na categoria sub-14 do país, já revelou inúmeros talentos, como Tévez, Riquelme, Cambiasso, Alexandre Pato, Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

O Grêmio foi campeão invicto da competição, derrotando o Olímpia-PAR na decisão pelo placar de 4 a 1. Um dos gols foi marcado por Mateus Apucarana.  

O garoto natural de Apucarana começou a jogar futsal com 4 anos em Califórnia na Escola CT Davi Futsal e Futebol, com o professor Danilo Laurentino da Silva.  

Em 2016, com 8 anos de idade, o menino foi convidado para fazer testes no Grêmio, levado pelo empresário Michel Barreto, e agradou. No ano seguinte, fez as malas e foi morar em Porto Alegre. Desde então, é um dos destaques das categorias infantis do tricolor gaúcho.

A mãe Angela Maria da Silva e o pai Claudemir Aparecido da Silva, o Sabugo, vivem com o filho na capital do Rio Grande do Sul, apostando no sonho do garoto em ganhar a vida no futebol. A expectativa é grande. “O Mateus tem bastante projeção e o clube está apostando muito nele”, conta o pai, que trabalha em Porto Alegre no setor de mudanças, enquanto a mãe é manicure.

O apelido Mateus Apucarana foi dado por conta do local de nascimento. “Ele nasceu no Hospital da Providência, em Apucarana, e foi registrado na cidade, mas sempre morou em Calilfórnia”, comenta o pai.

O Grêmio buscou nos últimos anos vários jogadores em Apucarana. Gui Azevedo e Gazão chegaram a se destacar no clube, mas estão atualmente emprestados. O primeiro para o Ypiranga, de Erechim, e o segundo para o Avaí (SC). Outro apucaranense, o atacante Alisson, de 17 anos, ainda está no Grêmio.  

O primeiro contrato é o sonho de Mateus Apucarana. Agenciado pela empresa FM Esportes, do empresário Fernando Matos, o jogador só pode assinar seu primeiro vínculo profissional aos 16 anos. “A carreira no futebol é um sonho difícil, sem dúvida, mas não é impossível. A gente acredita muito no potencial do Mateus”, comenta o pai.