Foram definidos nesta terça à noite os confrontos da primeira e da segunda fases da Libertadores de 2016. O sorteio aconteceu no Paraguai, na sede da Conmebol. Entre os times brasileiros, os que parecem ter tido pior sorte foram Grêmio e Palmeiras. Classificados direto para a segunda fase pela terceira colocação no Brasileiro e o título da Copa do Brasil, enfrentarão equipes mais tradicionais e em tese mais fortes. Mais conhecida como fase de grupos, a etapa de classificação terá início em 17 de fevereiro.
A equipe gaúcha terá como adversários o San Lorenzo (campeão da Libertadores de 2014), a vice-campeã equatoriana LDU (campeã em 2008) e o mexicano Toluca.
Já o Palmeiras, de volta à Libertadores, terá à sua frente um grande campeão da competição e dois recorrentes participantes. O Nacional, do Uruguai, tricampeão da competição (71, 80 e 88), será um de seus adversários na segunda fase, bem como o Rosário Central, atual vice-campeão argentino. O time paulista fará sua estreia contra o vencedor do confronto entre Universidad de Chile, semifinalista em quatro edições, e River Plate (URU).
Por ter ficado na quarta colocação do Brasileiro, o São Paulo será o único time brasileiro a disputar a primeira fase da principal competição de clubes das Américas. Nesta etapa eliminatória, seu adversário será o pouco conhecido Cesar Vallejo, do Peru. O jogo de volta do confronto será disputado no Morumbi, na segunda semana de fevereiro. A partida de ida deve acontecer no dia 3, no Peru.
Os grupos das demais equipes brasileiras foram equilibrados. Nos casos de Atlético-MG e Corinthians, cabeças de chave, eles enfrentarão respectivamente o Colo Colo, do Chile, e o Cerro Porteño, do Paraguai.
No caso do time mineiro, ele pode encontrar mais facilidade ao jogar contra o Melgar, e o vencedor do confronto entre Del Valle (EQU) e Guarani (PAR).
Já o Corinthians, campeão brasileiro, não enfrentará nenhum vencedor da competição antes das oitavas de final.