GERAL

min de leitura

ANS é autorizada a contratar por tempo determinado candidatos do CNU

(via Agência Brasil)

| Edição de 04 de setembro de 2025 | Atualizado em 04 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério da Saúde deram sinal verde para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) contratar 191 profissionais temporários.

Essas contratações serão feitas a partir do Banco de Candidatos Aprovados em Lista de Espera do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024. Os novos contratados atuarão na análise e nos procedimentos administrativos relacionados às demandas de ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), dentro da agência reguladora dos planos de saúde no Brasil.

A autorização foi formalizada por meio de uma portaria conjunta dos ministérios (MGI/MS) no Diário Oficial da União.

As contratações terão prazo determinado, podendo ser prorrogadas conforme a necessidade temporária e de interesse público excepcional. A ANS será responsável por definir a remuneração, de acordo com o orçamento disponível.

Processo Seletivo Simplificado

Inicialmente, a ANS deve utilizar a lista de candidatos classificados no banco de aprovados em lista de espera. Caso ainda restem vagas, a ANS poderá realizar um processo seletivo simplificado para completar o quadro.

Isso significa que a seleção de profissionais será menos complexa e mais rápida do que um concurso público tradicional, mas ainda assim eficaz para preencher as vagas remanescentes.

Banco de Candidatos

O CNU 2024 ofereceu 6.640 vagas em 21 órgãos federais e criou um banco de candidatos aprovados em lista de espera.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), ao utilizar candidatos já aprovados, o governo economiza recursos que seriam gastos em novos processos seletivos e acelera o atendimento de demandas urgentes da administração pública.

A possibilidade de contratação temporária a partir do banco de candidatos do CNU 2024 já estava prevista no edital e foi oficializada pela Portaria MGI 4.567/2025.

O documento estabelece que o chamamento de aprovados para vagas temporárias depende de autorização do Ministério da Gestão, e não se confunde com convocações para cargos efetivos do CNU. Assim, os candidatos que assumirem vagas temporárias continuam no banco de aprovados, aguardando uma possível vaga efetiva.

O banco de candidatos aprovados em lista de espera do primeiro concurso unificado conta com mais de 13 mil nomes, distribuídos em oito blocos temáticos.

Em agosto de 2024, quase 1 milhão de inscritos no chamado Enem dos Concursos participaram das provas objetivas e discursivas.



Com informações da Agência Brasil