GERAL

min de leitura - #

Apucarana instala iluminação de LED em mais duas praças centrais

Da Redação

| Edição de 06 de julho de 2022 | Atualizado em 06 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana instala iluminação de 
LED em mais duas praças centrais

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) deu início nesta semana a um levantamento técnico visando a modernização da iluminação pública nas praças Rui Barbosa e Semiramis Braga, mais conhecida como Praça do Clube 28 de Janeiro. 

O projeto, anunciado pelo prefeito Júnior da Femac (PSD) e que vai levar aos locais luminárias de alta performance em tecnologia LED, visa propiciar ainda mais segurança aos ambientes por onde circulam centenas de pessoas todas as noites. “Com a nova iluminação, tornaremos esses espaços mais adequados às atividades comerciais, para o trânsito dos estudantes do período noturno e, certamente, também irá favorecer e garantir uma maior frequência das famílias”, disse o prefeito. Segundo ele, a nova iluminação - em LED - será parecida com a instalada no Espaço das Feiras e nas rotatórias da Igrejinha e do São José.

O levantamento técnico, que está em andamento, vai definir a quantidade e potências das luminárias. Segundo esclarece o superintendente de Iluminação Pública do Idepplan, engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, o projeto determinado pelo prefeito Júnior da Femac engloba ainda modernização da iluminação pública em trecho da Rua Professor João Cândido Ferreira compreendido entre as duas praças (Rui Barbosa e do Clube 28). “Também iremos atender a trecho da Rua Rio Branco entre a Praça Rui Barbosa e o terminal urbano”, informa Luz.

O serviço será executado por empreiteira já licitada. “Este investimento, que vai modernizar, embelezar e dar mais segurança à população, será efetivado a partir de licitação específica já em andamento”, explicou Lafayete Luz. 

Atualmente, a prefeitura executa um pacote de modernização do sistema de iluminação pública que envolve a substituição de 4.105 luminárias antigas por novas em LED, em um investimento público na ordem de R$6,78 milhões em recursos da Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública).