GERAL

min de leitura

EBC realiza transmissão oficial e cobertura ampla da Cúpula do Brics

(via Agência Brasil)

| Edição de 08 de julho de 2025 | Atualizado em 08 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) desempenhou um papel central na transmissão oficial da Cúpula do Brics, que ocorreu entre domingo (6) e segunda-feira (7) no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. A cobertura especial envolveu equipes de diversos veículos da instituição.

O Brics é um grupo internacional composto por 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Este fórum serve para articulação político-diplomática e cooperação em várias áreas. Durante o evento, foram abordados temas como inteligência artificial, mudanças climáticas, comércio mundial e conflitos geopolíticos.

“A presença da EBC em eventos como a Cúpula do Brics fortalece a credibilidade da comunicação pública brasileira no cenário internacional. Com transmissão oficial, produção jornalística e distribuição de conteúdo, cumprimos nossa missão institucional e nos preparamos para entregar uma cobertura de qualidade também na COP 30, em novembro”, destaca o presidente da EBC, Jean Lima.

Veículos públicos

A TV Brasil participou ativamente da cobertura, com entradas ao vivo ao longo da programação e um especial de 30 minutos na noite de domingo (6), apresentado pela jornalista Luciana Barreto, que recebeu convidados para discutir os principais temas da agenda multilateral.

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em parceria com a Rádio Nacional de Brasília, realizou uma edição especial do programa Revista Rio diretamente do MAM, com apresentação de Dylan Araújo e Raquel Junia.

Na Agência Brasil, a cobertura começou um ano antes, acompanhando as etapas preparatórias. Na última semana, foram cerca de 60 matérias, incluindo peças factuais, de contexto, análises e entrevistas exclusivas. A cobertura fotográfica e a tradução/adaptação de matérias para inglês e espanhol também foram realizadas. Os conteúdos sobre o Brics figuraram entre os mais lidos do site.

O radiojornalismo marcou presença com ancoragens no Rio de Janeiro, com edições especiais do Nacional Notícias e do Repórter Nacional. O material produzido foi disponibilizado no site da Radioagência Nacional, outro veículo da EBC que acompanhou a cúpula.

Rede Gov

O Canal Gov acompanhou os principais momentos da Cúpula, incluindo participações do presidente da República e outros eventos. Desde quinta-feira (3), foram mais de 30 horas de programação dedicada ao tema, com oito horas de transmissão ao vivo nos dias do evento, diretamente dos estúdios em Brasília e do estúdio no Vivo Rio, onde ficava o Comitê Internacional de Imprensa.

Especialistas, membros do Governo Federal e cinco ministros de Estado foram entrevistados no estúdio do Rio de Janeiro: Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Alexandre Padilha (Saúde) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

A Agência Gov, portal de notícias sobre ações do Governo Federal, publicou 44 matérias sobre o Encontro. A Rádio Gov produziu boletins diários com informações de interesse público para uso gratuito por emissoras de rádio de todo o país. A Voz do Brasil realizou entrevista exclusiva com o embaixador do Brasil no Brics, Mauricio Lyrio, e veiculou reportagens de correspondentes.

As imagens capturadas pelo Canal Gov estão disponíveis para uso gratuito na página da EBC na internet.

Redes Sociais

A equipe de digital da EBC realizou a cobertura do Brics de forma coordenada e voltada para o ambiente multiplataforma. Foram produzidos 25 conteúdos originais para as redes sociais dos veículos públicos e governamentais, incluindo reportagens, entrevistas com personalidades, bastidores da imprensa e recortes ao vivo das plenárias e coletivas. Parte desse material foi publicado em colaboração com ministérios e com a página oficial do Brics Brasil no Instagram.

Nas redes da TV Brasil e da Agência Brasil, houve uma distribuição estratégica de recortes das matérias jornalísticas, respeitando a vocação e a linguagem de cada plataforma, ampliando o alcance e o impacto da cobertura junto a diferentes públicos.



Com informações da Agência Brasil