GERAL

min de leitura

Estiagem: Defesa Civil reconhece emergência em cidades do Nordeste

(via Agência Brasil)

| Edição de 26 de agosto de 2026 | Atualizado em 26 de agosto de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sete cidades dos estados de Alagoas, Bahia e Paraíba tiveram a situação de emergência reconhecida devido à estiagem. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou uma portaria com a medida nesta quarta-feira (26).

Os municípios tiveram a situação de emergência reconhecida conforme os registros apresentados nos Formulários de Informações do Desastre (Fide), submetidos em agosto, e nos decretos municipais que embasaram os pedidos de reconhecimento.

Estados Cidades
Alagoas Canapi
Bahia Gavião
Bahia Poções
Paraíba Brejo dos Santos
Paraíba Frei Martinho
Paraíba Monte Horebe
Paraíba São José de Espinharas

Recursos

O reconhecimento federal da situação de emergência permite que os municípios solicitem apoio da União para ações de defesa civil, como assistência humanitária, aquisição de cestas básicas, abastecimento de água, distribuição de kits de higiene e outras medidas voltadas ao atendimento da população afetada pela seca.

As prefeituras já podem encaminhar planos de trabalho para análise da Defesa Civil Nacional, visando a liberação dos recursos necessários para enfrentar os desafios impostos pela estiagem.

?

Com informações da Agência Brasil