GERAL

min de leitura

Fotógrafos se despedem da EBC após 45 anos na comunicação pública

(via Agência Brasil)

| Edição de 14 de outubro de 2025 | Atualizado em 14 de outubro de 2025
Imagem descritiva da notícia Fotógrafos se despedem da EBC após 45 anos na comunicação pública

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dois dos mais renomados profissionais do fotojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Antonio Cruz e José Cruz, encerraram suas jornadas na empresa nesta terça-feira (14). Após mais de quatro décadas dedicadas à captura de imagens que narram a história do país, os irmãos se aposentam, prontos para dedicar mais tempo à família e aos projetos pessoais.

Ambos iniciaram suas carreiras na era da fotografia analógica, testemunharam e se adaptaram às transformações tecnológicas, cobriram eventos históricos e formaram novas gerações de profissionais.

"Foram mais de 50 anos dedicados à profissão, 45 só na EBC, muitas vezes me dividindo entre dois empregos, trabalhando mais de 10 horas por dia. Agora, quero desacelerar um pouco e curtir mais os meus filhos", relata José Cruz, que também trabalhou na Agência Senado e nos jornais O Globo e Correio Braziliense.

Seu irmão, Antonio Cruz, planeja uma aposentadoria entre a Bahia e o Distrito Federal. "Minha esposa é de São Desidério (BA) e temos umas terrinhas lá. Quero criar uns animais, cuidar da terra, que é outra coisa que me dá muita satisfação", explica. "Vou sentir muita falta do dia a dia do jornalismo, dos amigos que fiz pelo caminho, mas agora está na hora de focar nessa outra paixão", completa Antonio, que dedicou 47 anos à EBC.

Imagem ilustrativa da imagem Fotógrafos se despedem da EBC após 45 anos na comunicação pública
Presidente da EBC, André Basbaum, com os irmãos fotógrafos Antonio Cruz e José Cruz. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Homenagens

No último dia de trabalho, os fotógrafos foram homenageados pelo presidente da empresa, Andre Basbaum, e receberam calorosos abraços de despedida dos colegas.

"Trabalhar com eles foi uma experiência marcante. Profissionais dedicados, experientes e generosos, eles sempre fizeram do ambiente de trabalho um espaço de aprendizado constante. O convívio era leve, cheio de histórias, bom humor e muito companheirismo", elogia Joedson Alves, gerente-executivo de Imagem, Arte e Web da EBC.

"A trajetória dos dois é fundamental para entender a evolução da fotografia na EBC. Com olhares sensíveis e precisos, ajudaram a construir parte importante da memória visual do país, registrando momentos históricos e retratando o cotidiano brasileiro com verdade e sensibilidade", complementa Alves.

Eles deixaram um legado de imagens que agora fazem parte do acervo histórico da instituição e que seguirão inspirando futuras gerações.

Trajetória

Antonio e José nasceram em Ivolândia, no interior de Goiás. Naquela época, o irmão mais velho, Adauto Cruz, já era fotógrafo em Brasília e trabalhava no Correio Braziliense. Foi Adauto quem, após algumas conversas, convenceu Antonio a tentar a sorte na capital federal, caminho que mais tarde José também seguiria.

Em Brasília, suas primeiras oportunidades surgiram nos laboratórios de revelação de fotos. Com o tempo, passaram a empunhar a câmera, aprendendo na prática, através de tentativas e erros.

Os irmãos ingressaram na Agência Nacional e acompanharam as várias transformações e mudanças de nome da empresa ao longo dos anos: Empresa Brasileira de Notícias (EBN), Radiobrás e, finalmente, EBC.



Com informações da Agência Brasil