GERAL

min de leitura - #

Jandaia lança programa para incentivar compras públicas

Da Redação

| Edição de 15 de junho de 2022 | Atualizado em 15 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Jandaia lança programa para
incentivar compras públicas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Estratégia para fomentar o crescimento econômico do município, a Prefeitura de Jandaia do Sul desenvolveu o programa Jandaia Compre Aqui, que vai implementar uma política pública de incentivo a participação dos empresários locais nas compras públicas do município. No momento, a Prefeitura está conduzindo um projeto piloto com alguns empresários da cidade para testar o programa na prática e fazer os ajustes necessários antes do lançamento oficial, que ocorrerá até o dia 30 de julho.

Desenvolvido em parceria com o Sebrae, o programa permitirá que o tratamento seja diferenciado e simplificado para microempresas (MEs), empresas de pequeno porte (EPPs), agricultores familiares, produtores rurais pessoa física, microempreendedores individuais e sociedades cooperativas nas contratações públicas de bens, serviços e obras.

Por meio do decreto nº 7.936, de 25 de março de 2022, o município elaborou um planejamento estratégico e um plano de ação. Os empresários que manifestarem interesse em fazer parte do programa receberão um material de apoio com orientações sobre a participação em licitações e poderão participar de treinamento que será realizado no início de julho. A cartilha também será disponibilizada para a Associação Comercial e Empresarial de Jandaia do Sul (Acejan). 

Jandaia do Sul possui um total de 2.700 pequenos negócios, sendo que pouco mais de 74% (2.029) estão enquadrados em segmentos que foram afetados pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Desse montante, 933 são do setor de comércio, 570 de serviços e 526 da indústria.

“A perspectiva é de que no período de três anos, seja dobrado o volume de recursos no mercado local em relação ao volume atual, gerando emprego, renda e, inclusive, retorno aos cofres públicos por meio dos impostos gerados nas contratações”, afirma o diretor administrativo da Prefeitura, Marcos Rezende.

Atualmente, quase 50% do total dos valores licitados pelo município são destinados a empresas sediadas na região metropolitana e pouco mais de 50% para empresas sediadas em outras regiões, inclusive, em outros estados. 

“O Jandaia Compre Aqui é uma iniciativa muito importante para o município; temos grande interesse em preparar os empresários locais para que possam disputar e vencer licitações de compras públicas. Dessa forma, conseguiremos valorizar as empresas, alavancar empregos, aquecer a economia e promover o crescimento de Jandaia do Sul”, observa o prefeito Lauro Junior.