O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho nesta sexta-feira (12) para tempestades e ventos que podem alcançar até 100 km/h. A área afetada inclui o Sudoeste do Mato Grosso do Sul, abrangendo todo o oeste do Paraná e Santa Catarina. Além disso, há previsão de chuvas de granizo.
Conforme o alerta, a combinação de uma frente fria com alta umidade torna esses três estados os mais suscetíveis a tempestades severas. Outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, também estão sob risco.
De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Defesa Civil Nacional, está monitorando a situação e prestando apoio aos estados em risco.
Para aumentar a segurança, a população é orientada a seguir os avisos do sistema Defesa Civil Alerta, que envia mensagens de texto e alarmes sonoros para celulares em áreas de risco elevado.
Risco iminente
Sem a necessidade de cadastro prévio, o sistema envia gratuitamente orientações sobre como proceder diante dos riscos iminentes na região.
Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, destacou que as chuvas desta sexta-feira podem ocorrer em curtos períodos, acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e granizo, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas, queda de árvores e danos à rede elétrica.
O alerta permanecerá ativo no sábado (13) e domingo (14), com possibilidade de pancadas de chuva, especialmente na Região Serrana do Rio de Janeiro, centro-sul de São Paulo, zona da mata e sul de Minas Gerais, além do sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Com informações da Agência Brasil