GERAL

min de leitura - #

Prefeitos de Arapongas e Rolândia conhecem usina transformadora de lixo urbano em energia sustentável

Da Redação

| Edição de 10 de agosto de 2022 | Atualizado em 10 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeitos de Arapongas e Rolândia conhecem usina transformadora de lixo urbano em energia sustentável

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os prefeitos de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), e Rolândia, Aílton Aparecido Maístro (PTB), visitaram nesta semana usina da Energy, em Assis, no Estado de São Paulo, a fim de conhecer melhor a tecnologia através da qual a empresa transforma, pelo processo de pirólise, os resíduos sólidos urbanos em energia limpa e sustentável. “Há anos estamos estudando a viabilidade desse projeto, incialmente para Arapongas e agora com a possibilidade de um trabalho em parceria com outros municípios da região. O que vimos nesta viagem aponta para uma solução que pode ser viável para a população e para o meio ambiente”, avalia o prefeito de Arapongas.

A Energy desenvolveu uma tecnologia capaz de reduzir os resíduos sólidos urbanos em energia limpa e sustentável, através do processo de degradação térmica por pirólise. Na pirólise térmica, o material é exposto a altas temperaturas. O material pode ser utilizado na produção de gás e na geração de energia. “A usina tem capacidade para processar 300 toneladas/dia, gerando 6 Mega de energia por hora. Um município do porte de Arapongas não gera todo esse montante de resíduo, mas se outros municípios próximos se interessarem, passa a ser viável”, assinala Sérgio Onofre.

Segundo ele, o custo para os municípios participantes seria praticamente o mesmo investido hoje na manutenção dos aterros sanitários, mas com enorme avanço em termos ambientais. “Agora vamos levar a discussão para a Amepar, apresentando esta e outras informações, e ver se os municípios têm interesse num projeto com esse perfil”, acrescenta Onofre. Também fizeram parte da comitiva o secretário municipal de Meio Ambiente, Renan Rodrigues Manoel, e outras lideranças. (DA REDAÇÃO)