GERAL

min de leitura

Quadrilha que furtou 775 transformadores é alvo de operação no RJ

(via Agência Brasil)

| Edição de 14 de outubro de 2025 | Atualizado em 14 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em uma operação realizada pela Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), policiais civis desmantelaram, nesta terça-feira (14), um grupo criminoso responsável pelo furto de mais de 700 transformadores de energia elétrica da Enel, distribuidora que opera em 66 dos 92 municípios do Rio de Janeiro, atendendo mais de 7 milhões de consumidores.

Durante a ação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em endereços no Rio de Janeiro, Niterói e em cidades do estado de São Paulo. Os policiais apreenderam transformadores da concessionária, além de documentos, mídias eletrônicas e outros bens que auxiliarão nas investigações. O grupo criminoso tinha um esquema bem estruturado, que envolvia o furto de transformadores de grande porte da Enel, transportando-os para pontos de receptação em São Paulo, onde eram comercializados.

Esquema Criminoso e Prejuízos

Entre 22 de junho e 10 de agosto de 2024, foram furtados 775 aparelhos de energia elétrica da companhia, em pelo menos oito sábados consecutivos, aproveitando a menor presença de funcionários de plantão. Os equipamentos eram carregados em carretas e levados para São Paulo, resultando em um prejuízo estimado em mais de R$ 800 mil.

O depósito da Enel, de onde os transformadores foram retirados, está localizado em Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Este local armazena equipamentos para distribuição e manutenção de energia elétrica, como postes, transformadores, cabos, medidores e peças.

Participação Interna no Esquema

As investigações apontam que um funcionário da distribuidora, responsável pela autorização de movimentação dos aparelhos, foi o principal articulador interno do esquema. Ele determinava a liberação dos transformadores em sábados previamente escolhidos, permitindo a saída irregular dos equipamentos sem registro formal.

Para isso, ele dava ordens a um segundo funcionário, que liberava os equipamentos e assinava as notas de saída. Este segundo homem era o elo entre os funcionários internos e os receptadores em São Paulo, coordenando as retiradas e pagamentos pelos transportes.

Desdobramentos e Colaboração da Enel

Um motorista confirmou ter realizado, desde setembro de 2023, o transporte de transformadores do depósito em Itaboraí para endereços em São Paulo, recebendo pagamento por transferência bancária. Os transformadores eram então revendidos a preços abaixo do custo.

Em nota, a Enel Distribuição Rio informou que a operação é um desdobramento das investigações iniciadas pela própria distribuidora em julho de 2024, quando identificou o desvio de equipamentos por um funcionário. “Assim que tomou conhecimento do furto, a empresa desligou o funcionário envolvido nas irregularidades. Na ocasião, a Enel Rio acionou as autoridades policiais e, desde então, tem colaborado com as investigações.”

A distribuidora permanece à disposição das autoridades para contribuir com o esclarecimento dos fatos.



Com informações da Agência Brasil