As rádios públicas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) celebraram em 2025 um dos melhores desempenhos de audiência de sua história recente. De acordo com a Kantar IBOPE Media, a Rádio Nacional e a Rádio MEC se consolidaram como referências na radiodifusão pública brasileira.
A Rádio Nacional FM de Brasília atingiu, em 2025, a maior participação de mercado desde o início da série histórica em 2010. Com 1,49% de share, a emissora manteve um crescimento contínuo, destacando-se nos anos de 2023, 2024 e 2025 com participações de 1,36%, 1,42% e 1,49%, respectivamente.
A Nacional FM do Rio de Janeiro também apresentou crescimento significativo, com um aumento de 49% no número de ouvintes por minuto entre 2024 e 2025. Em Recife, a parceria com a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) resultou em um aumento de audiência de 17% no último quadrimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.
Em São Paulo, o último quadrimestre de 2025 registrou um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2024, confirmando a tendência de ampliação de público na maior praça do país.
MEC amplia alcance e consolida expansão da rede
Na MEC FM de Brasília, a audiência cresceu 59% entre o quarto trimestre de 2024 e o de 2025, reforçando a presença da emissora na capital federal.
A MEC FM do Rio de Janeiro também manteve uma trajetória positiva em 2025, com aumento no número de ouvintes por minuto em relação ao ano anterior. Os anos de 2024 e 2025 foram os melhores para a emissora desde 2012 em termos de participação de mercado.
Rejuvenescimento do público
Um dos principais destaques da pesquisa foi o rejuvenescimento do perfil do público. Nas quatro praças pesquisadas, a Nacional foi a rádio com maior afinidade junto ao público de 15 a 24 anos, evidenciando a conexão crescente com as novas gerações.
Em Belo Horizonte, a MEC se destacou como a rádio com maior afinidade junto ao público jovem, indicando um elevado potencial de consolidação em uma nova e estratégica praça.
Comunicação pública fortalecida
“Os resultados confirmam o fortalecimento do projeto de radiodifusão pública da EBC, fundamentado na diversidade de conteúdos, na inovação editorial, na valorização da cultura brasileira e na ampliação do acesso à informação de qualidade”, avalia o gerente-executivo de Rádios, Thiago Regotto.
O desempenho de 2025 consolida as rádios Nacional e MEC como plataformas estratégicas da comunicação pública brasileira, ampliando seu papel na formação cultural, na democratização da informação e na promoção da cidadania.
Fonte: Kantar IBOPE Media | EasyMedia | DFE, GRJ, GSP, REC e BHZ | #OPM, SHT%, Afin% | Bancos de dados 2024–2025
Com informações da Agência Brasil