GERAL

min de leitura

Rio de Janeiro inaugura sede da Guarda Municipal Armada

(via Agência Brasil)

| Edição de 02 de setembro de 2025 | Atualizado em 02 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A academia de formação de agentes da Divisão de Elite da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), que atuará armada no combate aos roubos e furtos na cidade, foi inaugurada nesta terça-feira (2). A força municipal funcionará na sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), localizada no Bairro de Irajá, na zona norte.

Com instalações para treinamentos práticos e teóricos, a unidade foi projetada para capacitar e aperfeiçoar os alunos selecionados para o curso de formação, etapa essencial para ingressar na Divisão de Elite da Guarda Municipal armada. A cerimônia de abertura também marcou o início das atividades da primeira turma do curso, composta por 282 guardas municipais.

“Ao longo dos próximos meses, vocês passarão pelo mais rigoroso processo de formação de uma força municipal do país. Nas salas de aula, serão instruídos diariamente sobre o princípio inegociável desta corporação: o respeito e a proteção ao cidadão honesto e trabalhador, pessoas de bem que desejam ter assegurado o seu direito de ir e vir”, afirmou Eduardo Paes.

Segundo o governo, a academia contará com 12 salas de aula, vestiários, refeitórios e um stand de tiro de última geração. O objetivo é formar alunos que, após a conclusão e aprovação, atuarão exclusivamente no combate a delitos como roubos e furtos nas áreas com maior incidência desses crimes.

O curso de formação terá uma carga horária de 440 horas e será ministrado por instrutores da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da PRF. As disciplinas incluem armamento, munição e tiro; técnicas de abordagem e defesa policial; gerenciamento de crises e treinamento com câmeras corporais. A formação também contará com módulos complementares oferecidos pela Prefeitura do Rio em parceria com o Instituto Leme. A primeira turma se formará na primeira semana de novembro.

“Estamos inaugurando a academia da Força Municipal e iniciando o curso de formação policial. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal legitimou que as guardas municipais possam desempenhar atividades policiais. Vamos capacitar nossos alunos e entregar à população uma equipe bem formada, equipada e bem remunerada, para que esses agentes possam responder a um problema específico e muito importante na vida das pessoas: o aumento dos casos de furtos e roubos”, declarou o diretor-geral da Divisão de Elite da Guarda Municipal, Brenno Carnevale.

O modelo de gestão da Divisão de Elite da Guarda Municipal será baseado no Compstat, um sistema de gerenciamento policial desenvolvido pela Polícia de Nova York.



Com informações da Agência Brasil