GERAL

min de leitura

Veículos da EBC transmitem Desfile Cívico-Militar do 7 de setembro

(via Agência Brasil)

| Edição de 05 de setembro de 2025 | Atualizado em 05 de setembro de 2025
Imagem descritiva da notícia Veículos da EBC transmitem Desfile Cívico-Militar do 7 de setembro

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está preparando uma cobertura especial para o Dia da Independência, que será comemorado neste domingo, 7 de setembro. O tradicional Desfile Cívico-Militar em Brasília (DF) será amplamente transmitido pelos veículos da instituição, levando imagens e informações sobre a data para milhões de brasileiros. O tema deste ano é 'Brasil Soberano', e o desfile na capital federal está programado para começar às 9 horas.

Andre Basbaum, diretor-presidente da EBC, ressalta a importância desta iniciativa: “Para a EBC, o 7 de Setembro é como uma Copa do Mundo. É um momento de mobilização total, onde tradição, expertise, carinho e vontade se unem para oferecer uma cobertura à altura da celebração da nossa soberania".

Basbaum também destaca que a empresa reforça o papel essencial da comunicação pública na valorização da identidade nacional, alinhando-se ao tema do evento, ‘Brasil Soberano’.

"A cobertura do 7 de Setembro é um marco no calendário da EBC e manteremos o padrão de excelência que o público já conhece, oferecendo uma transmissão ampla, informativa e acessível a todos os brasileiros e em diferentes canais”, completa.

Bráulio Ribeiro, diretor-geral da EBC, acrescenta que este ano o 7 de Setembro tem o diferencial de reafirmar a soberania do país e a força de suas instituições democráticas. A transmissão da EBC trará detalhes de cada eixo abordado no desfile.

Imagem ilustrativa da imagem Veículos da EBC transmitem Desfile Cívico-Militar do 7 de setembro
Forças Armadas participam do Desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios em 2024 Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Veículos públicos

A TV Brasil inicia sua programação às 8h, com a expectativa para a cerimônia e a chegada do público. Além de Brasília, haverá entradas ao vivo do Rio de Janeiro e de São Paulo. A transmissão especial do desfile começa às 9h, com especialistas comentando os símbolos da festa e o significado histórico do 7 de setembro.

Na Rádio Nacional, boletins jornalísticos ao longo do dia vão atualizar os ouvintes sobre o andamento do Desfile. A Rádio Nacional da Amazônia apresentará edições especiais dos programas Natureza Viva às 9h e Ponto de Encontro às 10h.

A Agência Brasil e a Radioagência Nacional integram a cobertura factual, direcionada ao público amplo e a outros veículos de comunicação que queiram aproveitar os materiais, seja em texto, foto ou áudio.

Rede Gov

No Canal Gov, a transmissão começa às 8h, com um programa especial que inclui reportagens, entradas ao vivo da Esplanada dos Ministérios, do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de convidados especiais. A participação do público via redes sociais será incentivada, e a emissora contará com representantes do governo federal e das Forças Armadas, que falarão sobre os detalhes da cerimônia.

A Rádio Gov também entrará ao vivo, permitindo que emissoras de rádio de todo o país retransmitam o desfile pelo mesmo sinal de satélite do programa A Voz do Brasil ou por streaming. Para os ouvintes, a cobertura completa estará disponível no player do portal.

Imagem ilustrativa da imagem Veículos da EBC transmitem Desfile Cívico-Militar do 7 de setembro
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios em 2024 Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Redes sociais

As equipes de redes sociais da EBC estarão com repórteres produzindo conteúdo exclusivo para os perfis do Canal Gov, da EBC e da Agência Brasil no Instagram, além de publicações no TikTok do Canal Gov e da EBC, bem como highlights no X da TV Brasil.

Pelo Youtube da TV Brasil e Canal Gov, também é possível assistir ao Desfile. Além das transmissões em seus veículos, a EBC será responsável pela geração de imagens para os demais canais de televisão. Para garantir a qualidade e todos os detalhes da cerimônia para os telespectadores, a cobertura contará com cerca de 22 câmeras distribuídas ao longo do percurso.



Com informações da Agência Brasil