O Ministério da Previdência Social, juntamente com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Dataprev, reativou o simulador de aposentadoria nesta quarta-feira (4). O serviço havia sido suspenso no fim de semana para manutenção e atualização tecnológica dos sistemas da Dataprev.
Segundo o Ministério da Previdência Social, o sistema foi migrado para uma infraestrutura mais moderna, com o objetivo de garantir maior estabilidade e segurança.
O simulador de aposentadoria é um serviço gratuito que pode ser utilizado por qualquer pessoa interessada em estimar o tempo que falta para se aposentar. A ferramenta considera requisitos como idade e tempo de contribuição para a Previdência, utilizando as informações disponíveis na base de dados do INSS.
Como Funciona
Para realizar uma nova simulação, o usuário pode alterar dados como idade, sexo e tempo de contribuição, clicando no ícone de lápis ao lado da informação desejada e, em seguida, no botão ‘Recalcular’.
É importante destacar que o resultado gerado pelo simulador serve apenas como uma estimativa do tempo para aposentadoria e não garante o direito ao benefício.
Onde Acessar
O simulador está disponível no site oficial do INSS e no aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Para acessar, é necessário fazer login com a conta Gov.br, utilizando o número do CPF e senha.
No menu principal, na parte superior da página, o usuário deve procurar por "simular aposentadoria". O sistema cruzará os dados do extrato de contribuições, já atualizados com as novas regras de transição da reforma da Previdência, vigentes em 2026.
O resultado da simulação informará as opções de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, a idade do segurado e um cálculo estimado da renda mensal inicial.
Para mais informações sobre as mudanças na aposentadoria que entram em vigor em 2026, clique aqui.
Com informações da Agência Brasil