NOTÍCIAS

min de leitura - #

Arapongas capacita agentes para ampliar uso de drone

Claudemir hauptmann

| Edição de 22 de março de 2022 | Atualizado em 22 de março de 2022
Imagem descritiva da notícia Arapongas capacita agentes para ampliar uso de drone

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Guarda Municipal de Arapongas terá, dentro de algumas semanas, uma equipe de 24 agentes devidamente habilitados para operar o drone da corporação. A ideia é que em todo plantão haja pelo menos um agente capacitado para a utilização do equipamento. A primeira parte do curso, para 14 agentes, teve as aulas teóricas ministradas nesta semana. O único operador do equipamento, o coordenador GM Luiz Henrique Micheletti é quem está ministrando o treinamento. 

Para Micheletti, o drone qualifica uma série de ações realizadas pela Guarda Municipal, inclusive em apoio às Polícias Civil e Militar, em ações de busca e apreensão, na localização e identificação de alvos de operações policiais, além de suporte às secretarias de governo, como Cultura, a de Obras, para imagens e medição de obras em andamento. Outra secretaria que também obtém apoio do drone da GM é a de Saúde, na área de endemias, por exemplo, que pode melhorar a identificação de possíveis focos de dengue em áreas privadas que não puderem ser visitadas para inspeção. Outra possibilidade, explica o coordenador, é o apoio para as ações do Grupamento Ambiental, na apuração e fiscalização de fatos denunciados.

“De uma forma geral, o drone permite fiscalizações e verificações rápidas e seguras”, diz, lembrando que o equipamento também se mostra eficiente na verificação pontual de trânsito na cidade. “As possibilidades de uso e as vantagens operacionais do uso do drone são inúmeras. A cidade só ganha”, avalia. (CLAUDEMIR HAUPTMANN)