Ogovernador Ratinho Junior cumpre hoje em Ivaiporã uma extensa agenda de inaugurações e autorizações de investimentos em infraestrutura para o município e região. O pacote de obras inclui assinatura do convênio para construção da ponte ligando Grandes Rios a Jardim Alegre e a pavimentação em concreto entre Lidianópolis e Manoel Ribas. O governador também inaugura a duplicação do acesso a Ivaiporã e participa da entrega do Korean Valley, polo oficial de inovação em parceria com a Coreia do Sul que marca a entrada oficial do Paraná na rede internacional de inovação e tecnologia.
A parceria tecnológica foi discutida ontem junto a representantes do Global Digital Inovation Network (GDIN), fundação ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia da Informação da Coreia do Sul que é responsável pela implantação do projeto em Ivaiporã. A comitiva foi recebida pelo governador no Palácio Iguaçu.
O Paraná é o primeiro estado da América Latina a firmar parceria institucional com o GDIN. O contato com a organização iniciou em 2023, com a missão internacional liderada por Ratinho Junior ao país asiático. “Desta missão, conseguimos firmar uma parceria sólida com a Coreia do Sul, que é referência mundial em tecnologia, inovação e educação”, afirmou o governador. “Temos grandes empresas coreanas se instalando no Estado e também estamos construindo uma parceria na área educacional, para levar ferramentas de IA para a rede pública. E é uma alegria poder construir novos projetos, como o Korean Valley, em Ivaiporã”.
O GDIN tem sede em Seul e atua como uma agência global de aceleração e internacionalização de startups coreanas. “Nos últimos 10 anos, recebemos US$ 4 bilhões em investimentos, que permitiram globalizar cerca de 3 mil startups para fora da Coreia do Sul, repassando recursos até que elas possam caminhar com as próprias pernas”, explicou o presidente do GDIN, Jongkap Kim.
Além do projeto já em execução no Paraná, eles também apresentaram outras soluções coreanas que podem ser implantadas em parceria no Estado. Um exemplo são data centers modulares que consomem menos água e energia que os convencionais e têm como foco atender pequenas e médias empresas, podendo ser instalados em locais pequenos, como granjas, indústrias ou shopping centers.
IVAIPORÃ – Em Ivaiporã, o Korean Valley vai atuar em quatro eixos prioritários: Agrotech e Indústria 4.0; GovTech e Cidades Inteligentes; Saúde e Biotecnologia e Energia Sustentável e Inteligência Artificial. A proposta é que as startups coreanas formem joint ventures com empresas paranaenses.
Para viabilizar o centro de inovação, a Prefeitura de Ivaiporã construiu a Incubadora Tecnológica Agrotech, um ambiente de inovação estruturado com laboratórios, coworking, salas de conferência e módulos dedicados a instituições de pesquisa, associações e empresas. O Governo do Estado apoiou o projeto, com o aporte de R$ 1 milhão da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial para a compra de materiais de laboratório, drones e mobiliários.
O prefeito Carlos Gil afirmou que o projeto marca um novo momento para o município. “Ivaiporã entra no mapa da inovação mundial. Vamos atrair empresas, gerar tecnologia e abrir espaço para projetos avançados que vão transformar nossa economia”, destacou.