CIDADES

min de leitura - #

16ª RS oferece bombas costais para o combate ao Aedes Aegypti

Da Redação

| Edição de 28 de fevereiro de 2025 | Atualizado em 28 de fevereiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A 16ª Regional de Saúde de Apucarana já tem à sua disposição 16 bombas costais para atender os municípios da sua área de abrangência. São três equipamentos novos e mais treze que acabaram de passar por manutenção completa.

O diretor da Regional de Saúde, Lucas Leugi, informa que os equipamentos estarão disponíveis para os municípios que precisarem de apoio na realização de bloqueios e também reforçar o enfrentamento em casos de epidemia de dengue.

“Recebemos orientação do secretário de estado da saúde, Beto Preto, no sentido de deixar os equipamentos em perfeitas condições de uso neste período que é o mais preocupante no ciclo da dengue, quando as condições climáticas – com muito calor e chuvas frequentes - são mais propícias para a proliferação do mosquito causador da dengue”, explica Leugi.

As bombas costais que já estavam em uso na região, foram totalmente revisadas pelo técnico Abel Vieira, da Seção de Apoio à Logística e Insumos (Scali), da Secretaria de Estado da Saúde. “A bomba costal é utilizada para fazer o bloqueio químico contra o Aedes Aegypti, em áreas com alta incidência de focos”, informa Anelize Sassa Brizola, da Seção de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador.

Ela explica que a aplicação do inseticida é a última opção no combate à dengue. De acordo com a técnica da Sesa, as principais medidas são ações de prevenção visando a eliminação de criadouros e mutirões de limpeza, além de bloqueios mecânicos realizados em todo caso notificado.