Uma solenidade marcou nesta sexta-feira (29) a comemoração aos 55 anos de criação do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) de Apucarana. Com a presença do general Marcos Américo Vieira Pessôa, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel, a cerimônia também foi prestigiada por autoridades civis e pelo prefeito Junior da Femac.
Além da fomatura no quartel da unidade, houve entrega de diplomas a “amigos do batalhão” e a militares que se destacaram em atividades dentro da unidade.
“O 30º BIMec faz 55 anos Apucarana vai fazer 80. As duas histórias são interligadas de luta, vitória e superação. Para nós e toda população é um orgulho ter esse batalhão em nossa cidade”, afirma o prefeito Junior da Femac.
O general Marcos Américo Vieira Pessôa destacou que a história do 30º BIMec está vinculada a Apucarana desde seu nascimento. “Uma das grandes características do 30º BIMec é a perfeita integração com a população de Apucarana e região. Tem um legado de vitórias, de missão cumprida e segue no propósito de continuar ajudando no desenvolvimento da nossa força e do país”, enfatiza general Américo.
O anfitrião da solenidade, o comandante do 30º BIMec, tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo, disse que “o nosso 30º BIMec está completando mais um ano de vida, cumprindo sua missão aqui no norte do estado. Possuindo um efetivo de 600 homens, é o único batalhão do exército nesta região do norte e agradeço a todos que ajudaram a construir essa história de mais de meio século dessa unidade que honra o exército e nossa nação.”
HISTÓRICO
Localizado na BR-376, na saída para Curitiba, o 30º BIMEC teve sua origem em 9 de setembro de 1965, quando a 4ª Companhia do 13º Regimento de Infantaria, de Ponta Grossa, foi destacada para Apucarana por ser um importante ponto estratégico em virtude de ser destacado entroncamento rodoferroviário na região Norte do Paraná.