Os acidentes de trânsito cresceram 16% no primeiro trimestre deste ano em Apucarana. Foram 181 acidentes registrados entre janeiro e março do ano passado, número que aumentou para 210 neste ano, no mesmo período. Além disso, a quantidade de pessoas feridas passou de 64 para 72, o que corresponde a uma alta de 12%. Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran) durante o lançamento da campanha “Maio Amarelo”, que promove ações para aumentar a segurança no trânsito.
Apenas o número de mortes não teve variação, sendo um óbito registrado neste ano, mesmo número do ano passado. No total, 2024 terminou com 925 acidentes e 342 feridos e 5 mortes registradas no perímetro urbano e nas rodovias estaduais que cortam o município.
O prefeito, Rodolfo Mota, afirmou que a Segtran trabalha para resolver problemas em cruzamentos perigosos, com histórico de acidentes devido à falta de sinalização adequada. “A gente tem reforçado e cuidado desses pontos que têm histórico de acidentes”, destacou o prefeito.
Mota também ressaltou a colaboração entre a Segtran e a Polícia Militar (PM) para mapear e sinalizar pontos críticos da cidade. “Os nossos agentes de trânsito estão trabalhando nesse mapeamento com a PM para que a gente possa sinalizar e mostrar à população onde são os pontos críticos com histórico de acidente”, assinala.
MAIO AMARELO
Para reduzir os índices e promover mais segurança no trânsito, a Segtran lançou ontem a campanha “Maio Amarelo”, que conta com slogan “Desacelere, seu bem maior é a vida”. A frase destaca a importância de reduzir a velocidade, evitando a pressa e a desatenção no trânsito.
Segundo o secretário de Segurança e Trânsito Vilson Laurentino da Silva, serão realizadas diversas ações durante o mês de maio, com campanhas educativas e de conscientização visando promover uma cultura de segurança no trânsito.
“Nós pensamos em atender, não somente os adultos, mas começar o trabalho de conscientização com as crianças. Montamos uma mini cidade com faixa de pedestre, semáforos, para que as crianças possam viver a experiência de uma escolinha de trânsito”, ressalta.
De hoje até 27 de maio a prefeitura realiza atividades voltadas para alunos da rede municipal. De 9 a 23 de maio haverá blitz educativas nas entradas das escolas. Já nos dias 28, 29 e 30, a prefeitura realiza palestras nas empresas da cidade. No dia 25, haverá um passeio ciclístico e uma simulação de acidente com múltiplas vítimas. A campanha será encerrada em 31 de maio com ação educativa no centro da cidade.