CIDADES

min de leitura - #

Apreensões de maconha são 39% maiores no Vale do Ivaí

Editais Tribuna

| Edição de 14 de outubro de 2025 | Atualizado em 14 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 3,8 mil quilos da droga foram apreendidos entre janeiro e agosto

Aapreensão de drogas está crescendo na região. Dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) apontam que entre janeiro e agosto, foram retirados de circulação 3.891 quilos de maconha pelas forças de segurança na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, que abrange os 26 municípios do Vale do Ivaí. O volume aprendido é 39% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

O sistema estatístico da Sesp aponta apreensões em seis municípios do Vale do Ivaí: Apucarana, Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Ivaiporã, Mauá da Serra, São João do Ivaí e Rosário do Ivaí. Neste último município, foram apreendidos mais de 1,4 mil quilos da droga. Mauá da Serra tem o segundo maior volume de apreensões de maconha, mais de uma tonelada. Em Apucarana, sede da 17 SDP, foram apreendidos 445 kg de maconha.

A maconha é a droga mais comum a circular na região. Mas outros tipos de narcóticos também registram aumento nas apreensões. O ectasy, um narcótico sintético, passou de 150 para 384 compridos apreendidos, aumento de 156%. A maior alta percentual foi registrada na apreensão de crack. No período também foram apreendidos 87 kg de crack, aumento de 867% em relação aos 9 kg apreendidos no ano passado.

A maconha é a droga mais apreendida no Paraná. O estado foi o que mais apreendeu maconha nos primeiros oito meses do ano, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), quando comparados os números dos mesmos períodos de 2024 e 2025 entre todas as unidades federativas do País. As forças policiais que integram a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) retiraram das ruas 383.496 quilos da droga entre janeiro e agosto deste ano, que equivalem a um prejuízo de cerca de R$ 767 milhões ao crime organizado.

Segundo o secretário de Segurança, Hudson Leôncio Teixeira o grande volume de apreensões da droga reflete uma política focada nos resultados e aos investimentos feitos no setor. “As contratações de efetivo, a modernização dos equipamentos e as boas condições de trabalho são fundamentais para ações de combate efetivo ao narcotráfico no Estado”, afirma.

Outros levantamentos da Sesp demonstram que quando comparados os períodos de janeiro a agosto, as apreensões de maconha no Paraná seguem uma tendência de alta. Nos números dos primeiros oito meses de 2019 com o mesmo período de 2025, o crescimento foi de 310%, passando de 92.389 quilos para os atuais 383.496 quilos.

386 mil quilos de maconha foram apreendidos no Paraná entre janeiro e agosto. Estado lidera em apreensões desta droga no Brasil