A Prefeitura Municipal, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Apucarana, desenvolveu um site para monitorar os casos de dengue na cidade. A página apresenta um panorama detalhado da doença no município, com o número de notificações, casos confirmados, sintomas, orientações para a prevenção e as funções exercidas pelas equipes de agentes de endemias, além de respostas para mitos e verdades relacionados à doença.
O projeto foi lançado na manhã de ontem, em evento que contou com a presença do vice-prefeito Marcos da Vila Reis, do secretário de Saúde Guilherme de Paula, representantes da AMS e da universidade. O site pode ser acessado diretamente no endereço https://dengue.apucarana.pr.gov.br ou clicando no banner disponibilizado no site prefeitura.
“Nós sabemos da grande luta no combate contra esse mosquito que tem evoluído muito, e nós também precisamos evoluir a respeito dessa guerra que travamos em Apucarana contra a dengue. Nós não queremos que os números do ano passado se repitam”, frisa o vice-prefeito, que representou o prefeito Rodolfo Mota. O objetivo é trazer informações sobre a doença e também sobre os casos.
“Vai ser atualizado semanalmente junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para que todo mundo possa acompanhar todo o trabalho que a cidade de Apucarana está desenvolvendo junto aos agentes de endemia”, informa Marcos da Vila Reis. O projeto desenvolvido pelo curso de Engenharia da Computação da UTFPR será uma aba que ficará disponível dentro do site oficial da Prefeitura Municipal de Apucarana.
O professor Fernando Barreto, que coordenou a criação do site, contou com a ajuda de duas estudantes do curso de Engenharia da Computação. Elas fizeram o trabalho de forma voluntária. “A ideia era deixar o site dinâmico, para que o pessoal da Autarquia Municipal de Saúde pudesse, através dos dados, ir preenchendo e então isso estaria automaticamente e em tempo real atualizado no site a ser disponibilizado na Prefeitura”, explica. “Ficou muito bom. Ficou excelente ao meu ver, com uma interface bem amável, dados fáceis de visualizar pelo público em geral”, comemora o professor.
O superintendente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Luciano Simplício Sobrinho explicou que o novo site trará mais informações além dos números. “O site se preocupa em mostrar questões relacionadas a saúde que são importantes. A questão da prevenção, os trabalhos dos agentes do setor de endemias [...] e também mostrar para a sociedade que essa doença, além de ter que ser combatida no âmbito da saúde, a gente também precisa considerar o impacto econômico para os estabelecimentos e para o município”, diz.
CONSCIENTIZAÇÃO
O vice-prefeito de Apucarana destacou que a luta no combate à dengue deve ser de toda a população, para que o cenário registrado no último ano epidemiológico não se repita. “ A participação e conscientização da população é fundamental, pois dados da nossa equipe mostram que 80% dos focos estão nos quintais das residências”, completa Marcos da Vila Reis. (COM ASSESSORIA)