APrefeitura de Apucarana inaugurou ontem uma cozinha-escola. Instalado junto ao Centro da Juventude Alex Mazaron, no Jardim Diamantina e vinculado à Secretaria Municipal da Assistência Social, o espaço será utilizado para capacitações gratuitas direcionadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente de mulheres na condição de chefe de família ou vítimas de violência.
Batizado de “Cozinha Escola – Qualificando para o bem”, a implantação do projeto tem ainda parceria da Secretaria Municipal da Agricultura e foi possível através de um convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). O prefeito Júnior da Femac frisou que a partir de 2019 uma série de atividades passaram a ser integradas ao Centro da Juventude, que se tornou naturalmente em um centro de serviços à população. “Além dos diversos programas direcionados aos nossos jovens, temos a hidroginástica, as atividades da Secretaria de Esportes, da Assistência Social. E com o crescimento da demanda já havia a necessidade de melhorias do refeitório e então veio esta oportunidade de trazermos a cozinha-escola, em parceria com o Governo do Paraná”, disse o prefeito Júnior da Femac, destacando que mantém constante diálogo com o governador.
Entre os equipamentos que compõem a cozinha-escolar estão geladeira, mini câmara fria, modeladora de pães, cilindro laminador, fornos, fogões, pia de assepsia, purificadores de água, microondas e mesas em inox. Entre as obras de reforma do espaço, equipamentos e contratação dos primeiros cursos de qualificação, o investimento é de R$ 326 mil. “É a concretização de um projeto que vai oferecer oportunidades de capacitação e empoderamento para mulheres de nossa cidade. Este ambiente será um espaço dedicado ao ensino de gastronomia e confeitaria, proporcionando uma alternativa para iniciar geração de renda e enriquecer currículos para o mercado de trabalho”, destacou Jossuela Pirelli, secretária Municipal da Assistência Social.
O primeiro curso da cozinha-escola, com início previsto para o dia 18 de março, será “Preparo de pizzas”. Com carga horária de 15 horas e vagas para 15 alunos, o conteúdo será ministrado pelo Senac.
Participaram a solenidade o vereador Mário Felippe Rodrigues, representando a Câmara Municipal, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderley Faganello, o engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Franzini, da Seab, além de secretários municipais, representantes do Senac, Sesi, Conselho Municipal da Segurança Alimentar