CIDADES

min de leitura - #

Arapongas dispensa carnês e adota mala direta para o IPTU

Da Redação

| Edição de 09 de janeiro de 2024 | Atualizado em 09 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Arapongas dispensa carnês e adota mala direta para o IPTU

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas informou ontem que as guias para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024, ISS e Alvará de Licença já vêm sendo entregues aos contribuintes via Correios. Conforme o Departamento de Tributação, a novidade é que neste ano as guias chegarão em novo formato, o de mala direta – um folheto dobrado com serrilhado na lateral e impressão em preto e branco. O novo formato substitui os antigos carnês. 

“Em 2024, contratamos os serviços de e-Carta dos Correios, aquele que vai todas as parcelas em folhas dobradas. Com isso, economizamos quase R$ 80 mil. É uma forma ágil, simples e também mais econômica, mas com o mesmo propósito”, afirma o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre. Ainda conforme a Prefeitura, muitos contribuintes já estão fazendo o pagamento. 

O IPTU 2024 poderá ser pago à vista, com 10% de desconto e prazo final de pagamento no dia 20 de fevereiro. Quem preferir, poderá também optar pelo pagamento em até 10 parcelas mensais, sem desconto, sendo que a primeira parcela vai vencer no dia 10 de março. 

Juliano Rampinelli Beraldo, secretário municipal de Finanças, afirma que vários outros municípios do Paraná estão optando pelo sistema de mala direta a fim de ganhar em agilidade e em economia de recursos. Juntamente com a mala direta do IPTU, a Prefeitura de Arapongas também está enviando aos contribuintes um folder com as fotos de várias obras e programas municipais em funcionamento, mostrando onde estão sendo investidos os recursos dos impostos. O folder também tem um QR-Code através do qual o contribuinte pode acessar o catálogo completo com as obras municipais.

PRAZOS

IPTU de Arapongas pode ser pago à vista, com 10% de desconto, até o dia 20 de fevereiro. Contribuinte que optar pelo pagamento parcelado tem até o dia 10 de março para quitar a primeira parcela do tributo. Guias já estão sendo encaminhadas pelos Correios.