Em apenas três meses, mais de 10 mil mulheres foram atendidas pela Carreta Saúde da Mulher, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná. Foram cerca de 20 mil consultas e exames realizados no fim do ano passado, consolidando a iniciativa como uma ação fundamental para a saúde preventiva no estado.
Do total de procedimentos, 14.452 foram exames, incluindo mamografias, ultrassonografias e coletas de citopatológico. Desse universo, 58 mulheres apresentaram alterações que necessitaram de encaminhamento para exames complementares na rede de atenção especializada.
O sucesso da iniciativa vai garantir sua continuidade. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, confirmou que a estrutura se tornará permanente do Estado e novas ações serão desenvolvidas em 2026.
“Esse projeto inovador foi um sucesso. Agora, a carreta passará a ser patrimônio definitivo do Estado e seguirá percorrendo outras regiões, com equipamentos médicos de ponta à disposição da população paranaense”, afirmou o secretário. “Levar o atendimento para mais perto das mulheres que vivem em regiões mais distantes e regionalizar a saúde é um dos grandes objetivos da gestão”, complementou.
A Carreta Saúde da Mulher é uma iniciativa da Sesa, em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama, Luciana Saito Massa, e a Volkswagen do Brasil, no âmbito do programa Paraná Competitivo.