Com a exposição de cerca de 60 projetos desenvolvidos por alunos, foi aberta ontem mais uma edição da Exposição Agrícola de Apucarana (Expoagri 2024). O evento, que é uma realização do Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Ribas (Colégio Agrícola), prossegue até sábado com visitação aos estandes. Além de fazer a preparação para o mercado de trabalho, a Expogri busca compartilhar com a comunidade tecnologias e projetos inovadores e dar protagonismo aos alunos.
A diretora-geral do colégio, professora Rosiney Pimenta, reitera que a Expoagri é a maior exposição agropecuária do Vale do Ivaí na área do ensino, pesquisa e promoção da cultura rural. “O foco é o ensino-aprendizagem. Trabalhar a teoria, a prática e o campo. E isso vai despertar ainda mais nos nossos alunos o desejo de, lá na frente, serem um técnico, agrônomo ou veterinário”, pontua Rosi.
A diretora afirma que atualmente o Colégio Agrícola possui cerca de 300 alunos, oriundos de 51 municípios do Paraná e também de outros estados. “Recebemos alunos de várias regiões e agora estamos com alojamentos novos, com espaço também para as meninas poderem morar aqui”, frisa.
Além dos projetos dos alunos, diversas empresas do agronegócio participaram da exposição, proporcionando aos estudantes o contato com as evoluções tecnológicas e novos maquinários. “Os projetos trabalham a pró-atividade e o protagonismo dos nossos alunos, que contam com o apoio de professores e funcionários na elaboração de propostas inovadoras, com tecnologias diferenciadas e atuais”, completa Rosi, agradecendo também o apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Apucarana na realização do evento.
O prefeito Junior da Femac, que cumpre agenda em Curitiba, foi representado pela secretária municipal de Educação, Marli Fernandes. “Estamos presentes com nossos alunos da rede municipal, trazendo os estudantes dos quintos anos para fazer a visitação na Expoagri. O objetivo é que eles voltem destes passeios demonstrando interesse para, futuramente, se formarem nesta área”, frisa Marli.
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o diretor-auxiliar do Colégio Agrícola, Anderson Belini, o diretor da unidade didático-pedagógica, Julio Pedroso, e o chefe do núcleo regional da Seab, Cristovon Ripol, além de alunos, familiares e professores, ex-alunos, empresários, vereadores e outras lideranças do agronegócio. A Expoagri, segue até sábado e fica aberta para a visitação no período das 8 às 18 horas.