CIDADES

min de leitura - #

Governo estadual inaugura Casa de Custódia de Arapongas

Fernando Klein

| Edição de 14 de dezembro de 2023 | Atualizado em 14 de dezembro de 2023
Casa de Custódia de Arapongas foi inaugurado nesta quinta-feira
Casa de Custódia de Arapongas foi inaugurado nesta quinta-feira

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o governo estadual inaugurou ontem a Casa de Custódia de Arapongas (CCA). Anteriormente denominada de Centro de Detenção Provisória (CDP), a unidade tem capacidade para abrigar 136 presos e recebeu investimentos na ordem de R$ 8,8 milhões. A inauguração é considerada um marco histórico para o município, que conviveu por anos com uma cadeia superlotada no centro da cidade, demolida em setembro de 2022. 

O secretário Hudson Teixeira destacou os investimentos feitos pelo governo estadual para ampliar o número de vagas no sistema penitenciário. “A inauguração da Casa de Custódia de Arapongas se soma as  6 mil vagas já criadas pelo governo Ratinho Junior. No ano que vem, nós temos a previsão de abrir mais 3 mil vagas no Paraná”, disse. 

Segundo ele, a construção da unidade em Arapongas vem resolver um problema na região e também garantir a oportunidade de ressocialização, reinclusão social e cumprimento de pena dos presos. 

Diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (Deppen), Reginaldo Peixoto destacou que a nova unidade representa um ganho para a segurança de Arapongas. “É uma estrutura nova, planejada e segura. Além do preso ficar aqui, ele poderá participar de programas e de trabalhos para reduzir suas penas e sair com dignidade do sistema penitenciário”, pontuou. 

Segundo ele, a Casa de Custódia conta com salas de aulas e ambientes para o preso participar de cursos. “Há também ambientes para que empresas venham e montem seus canteiros e consigam dar o trabalho digno para que o detento, quando sair, consiga sustenta sua família”, disse. 

A inauguração também contou com a presença dos deputados Cobra Repórter (PSD), Pedro Paulo Bazana (PSD) e Tiago Amaral (PSD), além de outras autoridades. 

OBRA

A Casa de Custódia de Arapongas foi construída em terreno de 4,1 mil m², o prédio tem 1.464 m² de área construída e capacidade para abrigar 136 pessoas, distribuídas em 11 celas para até 12 detentos cada, três células individuais e uma para pessoas com deficiência. O espaço está localizado na Rua Rouxinol, região do Parque Industrial XI. O projeto é composto por um pátio solário, pátio para visitas, sala de aula, oficina de trabalho, enfermaria e duas salas para visitas; quatro guaritas e duas muralhas de cinco metros (muro de isolamento e muro limite). Ainda conforme o Depen-PR, a previsão é de que o novo espaço receba os presos nos próximos 15 dias. O local contará com equipe especializada, composta de 28 funcionários, oito efetivos, além de vigilância permanente. 

Sérgio Onofre agradece governador pela construção   

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSD), destacou a importância da obra para Arapongas. “Nós tiramos uma cadeia que estava explodindo de dentro do centro da cidade, que tinha capacidade para 36 presos e contava com mais de 300. Agora, temos uma cadeia ampla, que vai ajudar muito na segurança do município”, disse. 

Segundo ele, a inauguração coroa uma luta que se arrastou por mais de 30 anos. “Foram inúmeros entraves e reuniões. Essa obra é um alívio para as autoridades de segurança da nossa cidade”, disse. 

Ele agradeceu ao governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), pela construção. “O governador fez o compromisso, no primeiro mês de mandato, de construir a nova cadeia  e cumpriu a sua promessa”, disse. 

O prefeito de Arapongas afirmou ainda que a obra beneficia também as famílias dos presos. “A família não é culpada pelo que o preso faz e paga um preço muito caro, porque a mãe e a mulher têm que levar comida, roupa e fazer visita. Com a Casa de Custódia em Arapongas, isso ficará mais fácil”, acrescentou Onofre. 

Fernando Klein e Cindy Santos