O número de homicídios dolosos cresceu no primeiro bimestre deste ano na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, que abrange 26 municípios da região. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) mostram que que foram 6 homicídios no ano passado contra 7 neste ano, um aumento de 16,6% neste tipo de crime.
As mortes registradas neste ano ocorreram em Apucarana (2), Califórnia (1), Faxinal (1), Ivaiporã (1), Jandaia do Sul (1) e São Pedro do Ivaí (1). O maior aumento percentual foi em Apucarana, sede da subdivisão, que passou de 1 homicídio para 2 no período, alta de 100%.
Embora o número de homicídios tenha aumentado no primeiro bimestre, o delegado-chefe Marcus Felipe da Rocha Rodrigues afirma que o índice deve cair no fechamento do primeiro quadrimestre. Segundo ele, no ano passado foram 7 assassinatos entre janeiro a abril contra 3, até 28 de abril deste ano em Apucarana, uma redução de 57% neste tipo de crime na cidade.
“Realmente houve aumento de um homicídio, mas no geral mantemos um índice baixo. Nossa preocupação principal sempre foi a cidade de Apucarana por conta do número total de assassinatos do ano passado e se considerarmos o quadrimestre, houve queda nesses crimes”, afirma.
O delegado atribui a redução no primeiro quadrimestre deste ano às operações de saturação realizadas em conjunto pela Polícia Civil e Militar. Ele acredita que a intensificação dessas ações, sobretudo em áreas sensíveis da cidade, é crucial para que os crimes violentos recuem ainda mais na cidade.
Segundo o delegado, no ano passado foram realizadas 15 operações que resultaram na prisão de 270 pessoas. Rodrigues também afirma que neste ano já foram elucidados os dois homicídios ocorridos em Apucarana e outros seis registrados no ano passado. O delegado frisa que essas ações de repressão e investigação estão contribuindo para a redução dos crimes violentos e letais em Apucarana e destaca a importância de identificar e responsabilizar os autores de crimes para prevenir novos delitos.
“Esses números do primeiro quadrimestre indicam uma tendência positiva na segurança pública em Apucarana, e as autoridades policiais continuam trabalhando para manter essa trajetória de redução de crimes”, afirma.
PATRIMÔNIO
Os crimes de roubo caíram 22,5% no primeiro bimestre deste ano na área da 17ª SDP de Apucarana. Os dados da Sesp mostram que no ano passado foram registrados 31 casos do tipo contra 24 neste ano. Por outro lado, os casos de furto cresceram 4% no período, passando de 537 para 559. No geral, crimes contra o patrimônio caíram 2%, passando de 1.285 para 1.254.