Um incêndio de grandes proporções atingiu na tarde de ontem (28) o pátio de veículos apreendidos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), que fica no 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Apucarana. Estimativa inicial, divulgada no final da tarde, era que cerca de entre 60 e 70 veículos tenham sido atingidos pelas chamas. Uma grande quantidade de fumaça foi gerada pelo fogo, sendo avistada de vários pontos da cidade.
A tenente Ana Paula Zanlorenzi, do 11º Subgrupamento dos Bombeiros de Apucarana, afirma que a suspeita é de que o incêndio tenha iniciado em uma vegetação próxima e atingido inicialmente um veículo, se alastrando na sequência.
“Novamente um incêndio ambiental. De uma forma bastante rápida as chamas avançaram entre os outros veículos até por conta das características dos automóveis ”, afirma, referindo-se aos materiais altamente inflamáveis como pneus, estofados e o próprio combustível.
Segundo a tenente, pelo menos quatro caminhões com capacidade para 4,5 mil litros foram usados no controle das chamas, que também foram combatidas com uma espuma especial.
O incêndio foi visto inicialmente um policial militar que atua no setor de trânsito da Unidade, ao realizar vistoria no pátio de veículos e verificou que um dos automóveis já estava em chamas.
Antes mesmo da chegada dos bombeiros, os policiais que estavam no batalhão iniciaram o combate ao incêndio com o uso de extintores e baldes d’água. Os policiais também fizeram uma força-tarefa para mover vários veículos que estavam na linha do fogo. O incêndio se alastrou também para a área de grama do estande de tiro do Batalhão. Nenhuma estrutura física da corporação foi danificada.
O tenente da PM, Thiago Fedorovicz, destaca que após o controle total das chamas, a corporação fará um levantamento completo em relação aos veículos atingidos para encaminhar do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Cerca de 170 veículos sob responsabilidade do Detran são armazenados nos dois pátios do batalhão. Uma sindicância administrativa deve ser aberta para apurar o incêndio.