CIDADES

min de leitura - #

Incêndios ambientais mobilizam Corpo de Bombeiros na região

Da Redação

| Edição de 23 de julho de 2025 | Atualizado em 23 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Vários incêndios ambientais mobilizaram ontem o Corpo de Bombeiros de Apucarana. Pelo menos cinco ocorrências foram registradas até o início da noite em Apucarana, Jandaia do Sul e Mandaguari. Na tarde de ontem, um incêndio de grandes proporções na região oeste de Apucarana chamou atenção pela grande quantidade de fumaça.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Apucarana, o incêndio atingiu uma mata que fica entre o Núcleo Habitacional João Paulo e o Residencial Orlando Bacarin. O fogo foi controlado após envio de equipes.

No início da noite, a corporação também esteve em uma área no Parque da Raposa, zona norte da cidade, onde o fogo atingiu a vegetação. O parque é uma das principais reservas ambientais da cidade.

O Paraná vive uma “temporada” de incêndios ambientais. Mais de 1,1 mil casos já foram registrados pelo Corpo de Bombeiros no Paraná em julho. A mais de uma semana do fim do mês, o número já é quase igual ao registrado no mesmo período do ano passado (1.187).

Em junho, o Estado somou outras 1.666 ocorrências. O inverno é propício para os incêndios, por conta do clima seco e da falta de chuva. A temporada de incêndios vai até setembro, segundo o Corpo de Bombeiros, que alerta para os riscos neste período. Mais de 90% dos casos são de ação humana, como queimadas não autorizadas ou bitucas de cigarro na vegetação.

FALTA DE CHUVA

O período de seca prolongada registrado em Apucarana, amplia o risco de incêndios. Segundo o Simepar, o município não tem registro de chuvas significativas há quase um mês. Conforme o Simepar, embora tenha ocorrido garoa em 7 de julho, o último registro de chuva volumosa foi em 22 de junho, dois dias antes das geadas. Na ocasião choveu 12,4 mm. Em julho choveu apenas 1% do esperado para o mês que tem média de 74 mm.