CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã vai ceder áreas para abatedouro e fábrica de ração

Da Redação

| Edição de 25 de novembro de 2024 | Atualizado em 25 de novembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã vai conceder 8 alqueires de área para incentivar a expansão industrial com foco na avicultura de corte. As áreas, próximas ao Parque de Exposições na PR-466, são destinadas a instalação de um abatedouro frigorífico e uma fábrica de ração e serão ocupadas mediante concessão.

O edital referente à concessão real de uso e posterior doação de imóveis – com encargos para instalação de indústrias já foi publicado e prevê o cumprimento da geração de 400 empregos em 2 anos.

“Oferecemos 242.000m² estrategicamente bem localizados em áreas que estão em pleno desenvolvimento. O nosso objetivo é atrair investidores, gerar empregos e fortalecer a economia regional”, afirmou o prefeito Carlos Gil, lembrando que Ivaiporã e Jardim Alegre somam 65 granjas comerciais.

A avicultura de corte está entre as atividades que mais crescem na região. Na área da Regional de Ivaiporã da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), que compreende 15 municípios, o rebanho é estimado em mais de 3,1 milhões de aves, segundo dados do Valor Bruto de Produção (VBP) de 2023. Mesmo sem um abatedouro próximo, a atividade movimentou quase R$ 319 milhões na região no ano passado.

Segundo a Prefeitura, a licitação prevê uma área de 193.600m² destinadas a plantas de abatedouro e frigorífico de aves. Outros alqueires – equivalentes a 48.400m² - no Trevo do Ariranha do Ivaí podem ser ocupados por fábricas de ração. As áreas têm fácil acesso e infraestruturas que favorecem o desenvolvimento de empreendimentos industriais.

O julgamento da licitação será feito pelo critério de melhor técnica, observadas as demais condições contidas no Edital 24/2024. A concessão de uso dos terrenos industriais terá prazo de 60 meses, podendo ser prorrogada por até 10 anos. As empresas vencedoras deverão iniciar a utilização do terreno em até 90 dias – após a assinatura do contrato. Caso contrário, a concessão será automaticamente anulada e o imóvel retornará à Prefeitura.

PRAZO

As propostas devem ser enviadas até as 09h00 do dia 24 de fevereiro de 2025 – exclusivamente pela plataforma compras.gov. O Edital 24/2022 pode ser acessado no Portal da Transparência da Prefeitura de Ivaiporã.