CIDADES

min de leitura - #

Jovens são maioria das vítimas de acidentes em Apucarana

Da Redação

| Edição de 02 de outubro de 2025 | Atualizado em 02 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Jovens com idades entre 18 e 29 anos são as pessoas que mais se envolvem em acidentes de trânsito em Apucarana. Segundo o Sistema de Estatísticas de Ocorrências do Corpo de Bombeiros do Paraná, 430 acidentes foram atendidos entre janeiro a setembro deste ano, sendo que em 162 casos (37%), havia ao menos uma vítima nesta faixa etária.

O levantamento também demonstra que os jovens frequentemente aparecem como condutores dos veículos. Embora essa faixa etária seja a mais prevalente, os registros também mostram um número significativo de vítimas com idades entre 30 e 59 anos, e adolescentes.

Os tipos de acidentes mais frequentes são as colisões envolvendo principalmente motos e carros. Caso recente registrado no mês passado resultou na morte do motoboy Eduardo Souza Goes, 22 anos, que colidiu sua moto contra dois carros na Avenida Brasil. Choques contra anteparo e atropelamentos também compõem uma parte significativa das ocorrências na cidade.

Segundo a capitã do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), Luisiana Guimarães Cavalca, o grupo mais envolvido em acidentes de trânsito corresponde a uma faixa em idade economicamente ativa. “As estatísticas demonstram que essas pessoas são as que mais se envolvem em acidentes, por ser o grupo mais volumoso, mas também por fatores como a imprudência. Muitos acidentes acontecem na madrugada, em saídas de baladas, e têm consequências mais graves”, explica.

As recomendações do CBMPR quanto aos cuidados no trânsito são as mesmas para todas as faixas etárias, no entanto, os jovens devem estar atentos a alguns sinais. “Para prevenir acidentes, é importante sempre praticar a direção defensiva com as velocidades compatíveis às exigidas nas vias. Assim se evitam colisões e, se elas acontecerem, serão situações menos graves e que não geram vítimas”, afirma a capitã.

PARANÁ

No Paraná, os dados de atendimento de ocorrência dos bombeiros também demonstram que jovens entre 20 e 29 anos de idade são o grupo com mais vítimas nos acidentes com colisão de veículos. Apenas do começo do ano até o fim de setembro, 32.201 indivíduos nessa faixa etária foram socorridos pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) no Paraná, em 89,1 mil acidentes.

Em 2025 também foram registrados 18.583 atendimentos a adultos de 30 a 39 anos de idade e os números seguem em decréscimo relativo nas faixas etárias seguintes: foram 12.943 atendidos entre 40 e 49 anos de idade; 8.194 entre 50 e 59 anos; entre 60 e 69 anos de idade, 3.970; e 2090 acima de 70 anos.