CIDADES

min de leitura - #

Lojistas iniciam preparativos para as vendas de fim de ano

Cindy Santos

| Edição de 29 de outubro de 2024 | Atualizado em 29 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Natal é só daqui a dois meses, mas o comércio de Apucarana adiantou os preparativos para a data, considerada a mais lucrativa para o setor. Lojas especializadas em decoração começaram a expor produtos tradicionais e apostam no crescimento das vendas. Além do Natal, o varejo também se prepara para outra data que também vem ganhando importância nos últimos anos, a Black Friday, no final de novembro.

Na loja de departamento gerenciada por Ana Claudia Vale, os brinquedos para o Dia das Crianças deram espaço para os artigos natalinos. A loja, inclusive, começou a ser decorada para chamar a atenção da clientela. “Como não conseguimos expor todos os produtos, aproveitamos para enfeitar a loja, assim os clientes podem se inspirar e adquirir as decorações”, afirma.

Por ser a melhor data para vendas do ano, a gerente espera um aumento percentual em comparação com o ano passado. “Ainda não temos um índice, mas esperamos um crescimento”, reitera.

Segundo Alessandro Oliver Gonçalves, gerente de uma loja de variedades, a empresa investe pesado no Natal, para oferecer produtos diferenciados para atrair mais consumidores.

“O Natal gera o maior investimento da empresa. É uma data que atrai muitos consumidores, pois vem muita pessoa de fora para a cidade, até estrangeiros vêm devido às férias, e isso gera uma grande movimentação, consequentemente, aumento nas vendas”, comenta.

O Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) ainda não tem uma estimativa de índice de aumento, entretanto, aposta no crescimento das vendas.

“Os comerciantes que vendem produtos natalinos já estão preparados para as vendas do fim de ano. Mas as demais lojas estão com foco ainda no Halloween, finados e a Black Friday”, informa a presidente do Sivana, Aída Assunção.

De acordo ela, a Black Friday é considerada o momento que se iniciam as vendas de fim de ano - impulsionadas pelo pagamento do 13º salário - e muitos empresários faturam nesta época. “Dependendo do ramo de atividade, os comerciantes se concentram primeiro nessa data que é uma espécie de pré-venda para o Natal”, assinala.

Neste ano a Black Friday - último sexta-feira de novembro- cai no dia 29, data que o comércio de Apucarana ficará aberto até às 22 horas.