Arapongas registrou, em média, três atendimentos de ocorrências ambientais no primeiro semestre. Os dados são do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) – equipe formada por Guardas Municipais que contam com apoio de técnicos Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seaspma) - que contabilizou 570 atendimentos no período. Mais de um terço dos atendimentos são referentes a abuso ou maus-tratos contra animais.
Dos 570 atendimentos, 209 foram de ações de combate a crimes de abuso ou maus-tratos aos animais, o equivalente a 36% do total. Também chama atenção o grande volume de ocorrências relacionados a captura/soltura de animais silvestres, com 109 ações (19%).
Já denúncias de descarte de resíduos sólidos ocuparam o 3º lugar no ranking de atendimentos, com 108 ocorrências registradas. O mês de maior registro de ocorrências foi março, totalizando 124 atividades.
O grupamento também realiza atividades como patrulhamento, fiscalizações, poda de árvores em via pública, combate a pesca em períodos e locais proibidos, poluição atmosférica, entre outras.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Renan Rodrigues Manoel, as denúncias são fundamentais para o funcionado do GDA e a população tem contribuído, sobretudo, com as denúncias que envolvem maus-tratos aos animais e descarte irregular de lixo. “As denúncias têm chegado até nós, de forma que conseguimos aplicar as medidas cabíveis nos casos de crimes ou irregularidades. É importante a participação da comunidade. O GDA tem sido fundamental e vem intensificando todas as ações voltadas ao meio ambiente”, pontuou.
A Prefeitura de Arapongas também conta com ferramenta on-line de serviços públicos que traz uma aba direcionada ao protocolo de denúncias ambientais, maus-tratos aos animais e solicitações dos serviços públicos.
Há também ramais diretos nos casos de ocorrências ambientais de urgência e flagrante. Basta ligar através dos telefones: 3902-1194 e 153 da Guarda Municipal.
570 atendimentos foram realizados no 1º semestre pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) de Arapongas